Com o objetivo de estimular a produção de peixes por meio de apoio técnico e parcerias intermunicipais e/ou regionais, a Prefeitura de Sinimbu pretende implantar o Programa Municipal de Aquicultura. Uma reunião entre a Secretaria de Agricultura e a Emater na última quarta-feira, 30, com participação da prefeita Sandra Backes, tratou sobre a proposta de estimular a cadeia de piscicultura familiar.
O secretário de Agricultura de Sinimbu, Félix Weis, explicou que o governo quer desenvolver a cadeia produtiva da piscicultura; implantar projetos com qualificação técnica adequada à realidade local, para minimizar problemas futuros nas criações; atingir altas produtividades com baixos custos para aumentar a rentabilidade ao produtor; ser referência regional no fornecimento de peixes de alta qualidade, com regularidade e quantidade adequadas à demanda; e colocar no mercado o produto processado através de agroindústrias familiares formalizadas e incluídas no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf).
LEIA TAMBÉM: Projeto evidencia cultura e história de Sinimbu
Publicidade
“Acreditamos no potencial do município nesse segmento, pois além de atender o mercado local, há em nível regional”, afirma o secretário. Weis destaca que o objetivo é sempre buscar novas alternativas para os produtores rurais mediante atividades alternativas ou principais na propriedade, contando com o apoio técnico da Emater.
De acordo com Sandra Backes, investir em um programa de piscicultura significa trazer novas oportunidades de renda para os agricultores familiares. “Sinimbu possui condições de comercializar peixes durante o ano todo, não somente na Sexta-feira Santa. Queremos oportunizar uma nova alternativa de renda para as famílias interessadas. É um projeto inovador, que pode ser aliado ao turismo rural e outros projetos”, ressaltou a prefeita.
LEIA TAMBÉM: Fé e arquitetura: pesquisa reconstitui construção de duas referências em Sinimbu
Publicidade
This website uses cookies.