A comunidade de Cerro da Mula, a 8 quilômetros do centro de Sinimbu, realiza neste domingo, 10, a solenidade de inauguração do Centro Cultural e Memorial da localidade. A programação começa às 14h30, com o ato de entrega da área de terras e imóveis para a Associação de Agricultores de Cerro da Mula (AACM) pela prefeita Sandra Backes. O projeto de lei do Executivo foi aprovado pela Câmara de Vereadores. Em seguida, haverá homenagem às ex-soberanas da escola, ex-integrantes do Círculo de Pais e Mestres (CPM), ex-professores e ex-alunos.
A programação conta com apresentações do Grupo Elas: Violão Encanto, da Banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), inauguração da sala e capela Frieda Haag Werner, e homenagem a uma senhora que zela pelo movimento religioso na comunidade. Depois será inaugurado o Centro Cultural e Memorial Erich Kuentzer – denominação em homenagem ao ex-vereador, empresário, motorista e grande defensor da comunidade. O espaço contará com registro de fotos e outros materiais que mostram a história da comunidade.
A tarde festiva ainda terá a animação de uma bandinha com o Trio da Amizade. O coordenador do projeto cultural, Person Iser, explica que o prédio em estilo enxaimel, que abrigou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Erich Kuentzer até por volta de 2010, foi uma das primeiras em Sinimbu e ainda mantém a estrutura preservada. A construção ocorreu pela comunidade, que também manteve os professores até 1956, quando o município de Santa Cruz do Sul assumiu a responsabilidade, e depois Sinimbu, após a emancipação em 1992.
Publicidade
O coordenador do projeto cultural observa que com o fechamento da escola, por falta de demanda de alunos, o prédio passou a ser usado para reuniões da AACM e cultos religiosos. Na segunda edição do Natal da Colônia, em dezembro de 2021, surgiu a ideia de transformar o espaço em Centro Cultural e Memorial. Com a colaboração de empresas da região e ex-alunos, a comunidade conseguiu recursos para a reforma do prédio. “Foi um trabalho de ex-alunos, que acreditaram no trabalho de cooperação e ganharam apoio de amigos para pagar a obra”, afirma Iser.
Para o evento deste domingo, o pátio vai receber decoração especial para celebrar a Primeira Páscoa Doce. Além do prédio da antiga escola, que nos últimos anos serviu como centro comunitário, na área há outro imóvel construído na década de 1980. Conforme Person, o Centro Cultural e Memorial trouxe e vai trazer grandes benefícios para Cerro da Mula e o município. “Somos um exemplo. Um povo que valoriza a história é um povo com memória”, destaca. Os organizadores da programação de domingo recomendam levar cadeira de praia para conferir as atrações com mais tranquilidade.
LEIA MAIS: Começa a reforma de prédio centenário em Sinimbu
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.