Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Educação

Sinimbu implanta 1ª Cooperativa Escolar do Vale do Rio Pardo

Entusiasmo, alegria, emoção e dedicação marcaram o início dos trabalhos da 1ª Cooperativa Escolar do Vale do Rio Pardo. Na manhã desta segunda-feira, 11, foi fundada a Cooperativa Escolar Brotando da Terra da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guararapes, em Linha Almeida, interior de Sinimbu. A implantação da associação de alunos para fins educativos é uma iniciativa da Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo, por intermédio do Programa A União Faz a Vida. “Hoje, estamos deixando marcado na história mais uma grande realização do cooperativismo. O que nos fortalece e nos deixa esperançoso é todo o comprometimento e adesão do grupo escolar envolvido neste trabalho de colocar o cooperativismo em prática”, destacou o presidente da Sicredi VRP, Heitor Álvaro Petry.

Conforme Petry, o projeto pioneiro no Vale do Rio Pardo é uma forma de estímulo aos jovens para que, assim como seus pais, continuem a sucessão familiar, como empreendedores rurais, desenvolvendo o trabalho no campo focado na qualidade de vida de toda a comunidade. “O nosso papel é auxiliar no trabalho inicial da cooperativa escolar. É ajudar no planejamento, fundação, definição do produto e a sua venda”, explicou. O presidente ainda salientou que a iniciativa vai além da formação de futuros gestores e líderes comunitários. “Estamos auxiliando para que os estudantes se tornem cidadãos mais solidários, que se comprometam com o mundo ao seu redor. Isso é ser cooperativo”, completou.

A Assembleia de Fundação realizada pelos estudantes sócios fundadores contou com o acompanhamento de familiares dos estudantes, da diretoria da escola, da diretoria e colaboradores da Sicredi Vale do Rio Pardo, de convidados, da imprensa e do coordenador das Cooperativas Escolares da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, Everaldo Marini. Como presidente foi eleita a estudante Dienifer Raenke e como vice, Daniela Konrad. O evento, marcado pela emoção, teve apresentações musicais, como o Hino do Cooperativismo e o Hino Nacional, aprovação do Estatuto e pronunciamentos. “A partir de agora os alunos vão começar a desenvolver os produtos e os demais trabalhos demandados pelos membros da cooperativa”, ressaltou a assessora de Programas de Relacionamento da Sicredi VRP, Fabiana Bartholomay.

Publicidade

A Cooperativa Escolar Brotando da Terra conta com o envolvimento de 48 estudantes dos 6º, 7º e 8º ano. A sede está localizada no antigo prédio da Escola Guararapes, que foi reformado com um mutirão feito por todos os envolvidos na iniciativa. Durante os meses de fevereiro e março foram definidos os detalhes legais para a constituição e a identidade institucional da cooperativa escolar. De acordo com a diretora do educandário, Lilian Carvalho, a proposta do projeto veio ao encontro de um anseio da comunidade, de trabalhar o cooperativismo para suprir as necessidades locais, de formar novas lideranças, desenvolver o empreendedorismo agrícola no combate ao êxodo rural. “Eles vão ver que é possível ser feliz e ficar no campo”, comentou.

A proposta da implantação da cooperativa escolar foi apresentada à comunidade em novembro, com a solenidade de lançamento realizada no início de dezembro. Na ocasião, os educandos puderam conhecer mais com relação ao cooperativismo na região e a sua essência. “A cooperativa escolar é a mais completa aplicação dos princípios cooperativos entre os estudantes. Nosso objetivo é estimular a vivência desses valores entre professores, alunos, pais e comunidade. Todos se envolvem, mas são os alunos que vão comandar o negócio. Além disso, os educadores terão uma ótima fonte de trabalho para os conteúdos curriculares, através da prática na cooperativa todas as disciplinas escolares estarão envolvidas”, declarou Fabiana.

A Escola de Sinimbu foi escolhida para o projeto piloto em virtude de o município ser o primeiro a aderir, em 2006, ao Programa A União Faz a Vida no Vale do Rio Pardo, que completa 10 anos em 2016. No mesmo dia da fundação da Cooperativa Escolar Brotando da Terra da Escola Guararapes aconteceu, durante a tarde, o lançamento de outra cooperativa escolar em Herveiras na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Cardoso. “Logo, estaremos lançando outra cooperativa escolar em Vale Verde. Até o final de 2016, nossa meta é arrojada e pretendemos estimular a fundação de uma cooperativa escolar em cada município participante do programa no Vale do Rio Pardo”, confirmou Petry.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.