A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, assinou nessa terça-feira, 21, um novo decreto que regulamenta os velórios e enterros no município. As medidas foram discutidas na reunião de segunda-feira, 20, entre a Secretaria de Saúde e representantes das funerárias locais e do Hospital Beneficente Sinimbu.
Durante a reunião ficou estabelecido que os funerais em Sinimbu poderão ter duração de, no máximo, quatro horas, com a presença de até 30 pessoas. Da mesma forma, todos precisam estar usando máscaras e deverá haver uma lista de presença com os dados de quem esteve no velório ou sepultamento.
As regras têm por objetivo evitar aglomerações, garantir o distanciamento e evitar a propagação da Covid-19. Além das determinações específicas, ficou definido que um familiar, junto com o representante da funerária responsável pelo ato fúnebre, deverá assinar um termo de responsabilidade, dando ciência das respectivas normativas e garantindo o seu cumprimento.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Profissionais da saúde recebem capacitação para manejo de corpos
O QUE O DECRETO ESTABELECE
Disponibilização de água, sabonete líquido, papel-toalha e álcool em gel 70% para higienização das mãos durante todo o velório.
Publicidade
Disponibilização da urna em local aberto ou ventilado.
Evitar, especialmente, a presença de pessoas que pertençam ao grupo de risco para a Covid-19: com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, portadores de doenças crônicas e imunodeprimidos.
Não é permitida a presença de pessoas com sintomas respiratórios, em respeito à legislação referente à quarentena e internação compulsória no âmbito da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) pela Covid-19.
Publicidade
Obrigatoriedade do uso de máscara durante todo o velório, de modo a permanecer o mínimo tempo possível no local e evitar o contato físico com os demais.
LEIA TAMBÉM: Máscaras de tecido são eficazes? Infectologista tira dúvidas
Não é permitida a disponibilização de alimentos. Para bebidas, é necessário observar o não compartilhamento de copos.
Publicidade
No decorrer do velório, bem como na cerimônia de sepultamento, não deve ocorrer aglomeração de pessoas. Fica permitido o máximo de 30 pessoas no local, respeitando a distância mínima de pelo menos dois metros entre elas, bem como outras medidas de isolamento social e de etiqueta respiratória.
A duração do velório não pode ultrapassar o tempo máximo de quatro horas.
As aglomerações no entorno devem ser controladas, orientando-se o distanciamento social de no mínimo dois metros entre as pessoas, bem como o uso de máscara.
Publicidade
Deve ser assinado um termo de responsabilidade pelo representante da funerária, juntamente com um familiar
LEIA MAIS: Saúde forma equipe para acompanhar mortes por Covid-19 em casa ou na rua