Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Serviço

Sine tem 467 carteiras de trabalho esperando retirada

Foto: Lula Helfer

Entre modelos antigos e novos, mais de 400 documentos aguardam retirada. Eles ficam disponíveis por prazo indeterminado

Documento obrigatório para toda a pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) deixou de ser produzida no formato físico e passou a ser digital, em uma nova regulamentação do Ministério da Economia.

Mesmo assim, aqueles que já haviam solicitado o documento impresso antes de novembro devem retirá-lo nas agências FGTAS/Sine. Somente em Santa Cruz do Sul, 467 carteiras de trabalho aguardam pelos solicitantes.

“Foram documentos impressos que geraram um custo ao governo, com todo um trâmite executado. Por isso, quem ainda tiver por retirar, venha até o Sine”, disse o coordenador da agência FGTAS/Sine em Santa Cruz do Sul, Marcel Knak. De acordo com o agente administrativo Luiz Paim, algumas carteiras de trabalho estão no local há mais de 15 anos. A mais antiga data do ano 2000.

Publicidade

Dentre os casos mais inusitados, Paim cita um rapaz que solicitou a carteira no início de 2019, mas já possuía uma pendente de retirada no sistema. “Ele argumentou que nunca havia pedido o documento. Fui buscar nos arquivos e a encontrei, sendo do ano de 2004, com a foto dele bem mais jovem”, comenta Paim, que relata casos de falecimentos, mudanças de cidade e passagem em concurso como os motivos mais comuns para a não retirada dos documentos.

Quem quiser verificar se possui documentos pendentes em Santa Cruz do Sul deve ir à agência FGTAS/Sine (Rua Marechal Floriano, 907) das 8 horas às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Os documentos ficarão disponíveis por tempo indeterminado, até o Ministério da Economia determinar o descarte.

Vantagens do formato digital

Publicidade

As novas carteiras digitais podem ser solicitadas pelos cidadãos por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível nas versões iOS e Android. A agência Sine de Santa Cruz disponibilizou um servidor para auxiliar aqueles que tiverem alguma dificuldade na solicitação.

“Fiz um questionamento ao Ministério da Economia sobre o fato da nossa cidade ser de interior e possuir muitos colonos que, por vezes, têm dificuldade no acesso à internet. Eles me relataram que quem não tem acesso à internet ou a um smartphone já não está mais no mercado de trabalho, ou é autônomo e não precisaria solicitar o documento. Mesmo assim estamos disponibilizando um funcionário para auxiliar aqueles que precisarem”, comentou o coordenador da agência FGTAS/Sine, Marcel Knak.

LEIA MAIS: Saiba como vai funcionar a carteira de trabalho digital

Publicidade

Ele ainda salienta as vantagens de possuir a digital, como a praticidade e a redução de fraudes. “Com ela, o trabalhador pode acessar seus contratos de trabalho mais facilmente e verificar se os empregadores estão depositando o fundo de garantia, dentre outros detalhes.”

O novo formato digital, contudo, não tira a validade das carteiras físicas já em uso. “Pelo contrário. Quem já possui a carteira física, pode continuar usando normalmente e, caso queira possuir também a digital, é só acessar o aplicativo e preencher os dados”, diz Knak.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.