A Comissão de Segurança e Saúde do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) acaba de lançar o Plano de Auxílio Mútuo (PAM), uma iniciativa inédita de cooperação interinstitucional para responder a emergências no setor.
Voltado para o fortalecimento da segurança e prevenção de riscos nas operações de alto impacto da cadeia produtiva do tabaco, o PAM é uma parceria entre o SindiTabaco, empresas associadas e o sexto Batalhão de Bombeiros Militares (BBM). O plano visa compartilhar boas práticas, recursos materiais e engajar a comunidade em ações de conscientização e segurança.
LEIA TAMBÉM: Produtores rurais deverão emitir nota fiscal eletrônica a partir de janeiro
Publicidade
O coordenador da comissão no SindiTabaco, Cristian Maciel dos Santos, explica que o PAM resulta de anos de amadurecimento das práticas de segurança entre as empresas do setor: “Já tivemos experiências similares, mas o PAM representa uma evolução no trabalho conjunto com o Corpo de Bombeiros e outros parceiros para estabelecer um regime interno robusto de resposta a emergências.” Santos destaca que o projeto conta com a contribuição de áreas técnicas, jurídicas e operacionais das associadas, incluindo a assessoria jurídica do SindiTabaco.
Além da segurança nas operações industriais, o PAM possui uma forte vertente educacional, com atividades realizadas junto ao Instituto Crescer Legal para qualificar educadores e jovens aprendizes em prevenção de incêndios e primeiros socorros.
LEIA TAMBÉM: Produtores de tabaco dos Estados Unidos visitam Santa Cruz
Publicidade
“Esses conhecimentos irão beneficiar o ambiente de trabalho e as comunidades rurais que fazem parte da cadeia produtiva do tabaco,” comenta Santos. A parceria com o Instituto permite que as ações de segurança alcancem famílias e jovens no campo, ampliando a rede de apoio em caso de necessidade.
O PAM também já conduziu treinamentos em conjunto com a Bequisa, fornecedora de produtos químicos, para aprimorar o manuseio seguro e a prevenção de incêndios em operações de fumigação. Essas atividades demonstram o comprometimento do SindiTabaco com a saúde e segurança, um tema central para o setor agroindustrial.
Inovação e impacto social no setor agroindustrial
O PAM representa um modelo de cooperação que pode servir de referência para outros setores industriais e regiões, ao combinar prevenção, segurança e desenvolvimento comunitário. Com foco na segurança do trabalho e no engajamento da comunidade, a iniciativa está alinhada com os valores de responsabilidade social corporativa e segurança pública.
Publicidade
» Acesse o regimento interno do PAM e conheça mais detalhes
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade