Regional

SindiTabaco divulga calendário do 12º Ciclo de Conscientização

Depois de ser cancelado em 2020 devido à pandemia e de uma edição especial, em formato virtual, em 2021, o Ciclo de Conscientização volta a ser presencial neste ano. Na 12ª edição, seis seminários vão mobilizar produtores de tabaco de diferentes regiões do Sul do Brasil. Promovidos pelo SindiTabaco e empresas associadas, com apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), os eventos têm a proposta de complementar as orientações sobre saúde, segurança e proteção da criança e do adolescente, temas trabalhados nas relações do Sistema Integrado de Produção de Tabaco.

A série de encontros terá início na próxima quinta-feira, 23, no município de Cerro Branco, e reunirá produtores de tabaco, agentes de saúde, diretores de escolas, conselheiros tutelares, autoridades e imprensa a partir das 13 horas, no Pavilhão da Congregação Evangélica Luterana Betel Internacional (Avenida Valter Edgar Scheidt, 255, Centro). Em julho, os eventos ocorrerão em Prudentópolis (PR), dia 12; Mallet (PR), dia 13; Major Vieira (SC), em 14 de julho, e Vitor Meireles (SC), dia 27. O encerramento será em Canguçu no dia 4 de agosto.

LEIA TAMBÉM: Entidades convocam fumageiras para obter respostas sobre a comercialização de tabaco

Publicidade

A programação traz vídeos informativos sobre questões como a correta aplicação, manuseio e armazenagem de agrotóxicos e a importância da utilização da vestimenta de colheita. Também são abordados os direitos das crianças e dos adolescentes, encerrando com uma peça teatral sobre os temas.
Em 11 edições presenciais, realizadas desde 2009, os eventos do Ciclo de Conscientização já tiveram a participação de quase 30 mil pessoas de 66 municípios. A edição de 2021, em formato virtual, foi transmitida pelo canal do SindiTabaco no YouTube e contabiliza mais de 11 mil visualizações.

Saiba mais

  • Só é permitido trabalhar na cultura do tabaco a partir dos 18 anos.
  • Crianças e adolescentes devem frequentar a escola.
  • O produtor deve usar a vestimenta específica para colher o tabaco, observando os horários e clima mais adequados para essa atividade.
  • Somente adultos podem manejar e aplicar agrotóxicos, utilizando sempre os EPIs recomendados.
  • A vestimenta de colheita desenvolvida pelo setor de tabaco tem 98% de eficácia comprovada.
  • 75% dos produtores de tabaco já realizaram algum curso de capacitação; o mais lembrado foi sobre a NR 31, citado por mais de 85% dos entrevistados.

LEIA TAMBÉM: Cerest realiza pesquisa sobre os impactos da pandemia na saúde dos trabalhadores

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.