Com a aproximação do Dia das Mães, neste domingo, 10, o movimento nas lojas em Santa Cruz do Sul aumentou nos últimos dias. A data é considerada a segunda melhor para o comércio e perde apenas para o Natal. Mas diante das restrições previstas em decreto, por conta do coronavírus, os lojistas reforçam a recomendação de que os clientes não deixem as compras para a última hora e assim evitem transtornos.
Em razão da pandemia, a expectativa é que o ritmo de vendas fique abaixo do verificado em anos anteriores. Além da crise econômica que afeta muitas pessoas, devem ser seguidas as restrições previstas no decreto de funcionamento do comércio. A principal é o horário de atendimento ao público, que está reduzido, das 8h30 às 17 horas. Os estabelecimentos também deverão realizar o registro de clientes em uma tabela, constando nome, CPF, telefone, idade e data de atendimento. O distanciamento de no mínimo 2 metros entre uma pessoa e outra precisa ser seguido em todas as lojas.
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Para evitar filas e aglomerações, o presidente do Sindilojas dos Vales do Rio Pardo e Taquari, Mauro Spode, reforçou o pedido para que os consumidores não deixem suas compras para a última hora. “É importante que aquelas pessoas que puderem, façam as compras com antecedência e não deixem para o sábado, para evitar filas.” Spode também ressaltou que as lojas vão funcionar com um número reduzido de clientes dentro das instalações. Medidas de segurança e higienização deverão ser seguidas à risca, não somente por lojistas e funcionários, mas também pelos clientes, com uso do álcool em gel e de máscaras. O decreto municipal também proíbe o uso de provadores nas lojas.
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Mauro Spode afirmou que a grande maioria dos consumidores está se adequando às novas regras. “Tem um e outro cliente que às vezes não entende as condições de acesso à loja ou a questão da proibição de uso de provadores. Mas aos poucos estamos conseguindo administrar.”
Além das alterações para o comércio poder funcionar, o perfil do consumidor mudou. O vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Sul, Ricardo Bartz, explicou que a questão econômica está pesando mais. “Tivemos muitas pessoas que perderam o emprego, outras que tiveram rendimentos reduzidos. O que se percebe é que os clientes estão mais receosos no consumo. Aqueles presentes volumosos estão sendo substituídos por produtos mais em conta”, afirmou. Um levantamento da CDL com associados da entidade sobre projeções de vendas para o Dia das Mães deverá ser divulgado nesta quinta-feira.
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Sorteio da promoção
No próximo dia 15, às 17 horas, a CDL realiza dois sorteios da promoção CDL Presente com você, referentes às campanhas de Páscoa e Dia da Mães. A ação que acontece na Casa da CDL, na Praça Getúlio Vargas, será transmitida nas plataformas digitais da entidade, para evitar aglomerações. Os prêmios são vales-compras de valores entre R$ 100,00 e R$ 2,5 mil. A promoção, que se iniciou em 13 de março, estende-se até 28 de dezembro. No total serão sorteados 56 prêmios aos consumidores que comprarem nas lojas participantes. Cada R$ 50,00 em compras garantem um cupom.
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