Regional

Sindilojas convoca lojistas para discutir abertura do comércio em domingos, feriados e Natal

O Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), realiza, no próximo dia 19 de abril, uma assembleia geral extraordinária com associados. A intenção é discutir o funcionamento e trabalho de empregados de lojas em Santa Cruz do Sul nos domingos e feriados, e ainda, deliberar pelo horário especial para o mês de dezembro de 2024. A pauta deverá ser discutida pelo sindicato patronal para após ser encaminhada ao Sindicato dos Comerciários.

Conforme a assessoria jurídica do Sindilojas-VRP, Adriane Borba Karsburg, a antecipação da negociação e acordo coletivos, no que se refere a horários especiais e dias de trabalho, tem como objetivo dissociar da convenção coletiva – que trata do reajuste salarial dos trabalhadores – estas negociações.

LEIA TAMBÉM: Páscoa: compras de última hora movimentaram comércio de Santa Cruz

Publicidade

“No ano passado ocorreu que tudo ficou próximo demais, ocasionando uma série de dúvidas e questionamentos, tanto por parte dos lojistas, quanto dos trabalhadores e do próprio consumidor. Ao exemplo que foi realizado com Vera Cruz, Venâncio Aires e Mato Leitão, trouxemos esta discussão já para o primeiro semestre do ano”, justifica.

No entanto, esclarece a advogada, neste momento, serão debatidos apenas os temas referentes a abertura do comércio, com a utilização de mão de obra de empregados em domingos e dias de feriados e para o acordo coletivo de horário estendido no mês de dezembro, com a criação do calendário de funcionamento no período que antecede o Natal.

LEIA TAMBÉM: Nova edição do Feirão de Empregos cadastrou cerca de 200 trabalhadores

Publicidade

“O reajuste dos trabalhadores segue sendo negociado a partir de outubro, data-base da categoria. Esta é diferença entre a negociação feita no mês passado, com associados dos municípios e o que iremos realizar agora”, reforça.

Para o presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode, a antecipação também é vista como uma estratégia para melhorar o trabalho na época do fim do ano. Segundo ele, com o ajuste prévio e um acerto entre a entidade patronal e os empregados, o setor terá mais tranquilidade para focar em vendas e resultados no fim de ano.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz lidera geração de vagas no Rio Grande do Sul

Publicidade

“Com tudo resolvido antes, a concentração do lojista e das suas equipes é no resultado, pois o Natal é a principal data do varejo. Mesmo com a entrada da Black Friday e outros tipos de liquidação, as vendas realizadas próximos ao fim do ano são sempre as mais importantes. Por isso também que estamos antecipando esta discussão para o mês de abril”, frisa o dirigente.

A assembleia ocorre na sexta-feira, 19, a partir das 8h30, em primeira convocação, e às 9 horas, de maneira definitiva. O evento será realizado do Auditório do Sindilojas-VRP, na Rua Ernesto Alves, 714, Centro de Santa Cruz do Sul. Associados em dia com a entidade podem votar no processo. Empresas que ainda não são vinculadas ao Sindilojas-VRP podem fazer sua adesão até a véspera da realização da assembleia extraordinária.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.