Categories: Regional

Sindicatos mobilizam trabalhadores para greve geral

As centrais sindicais articulam uma grande mobilização para esta sexta-feira, 30. A greve geral ocorre em todo o país para demonstrar a contrariedade dos trabalhadores em relação às reformas propostas pelo Governo Federal e cobrando eleições diretas para a presidência da República. Em Santa Cruz do Sul, um ato está programado para as 9h30. A concentração vai ocorrer na Praça Getúlio Vargas, no Centro.

Segundo o presidente do Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz e região, Afonso Schwengber, empresas estão sendo visitadas para encorpar a mobilização. “Estamos falando para os trabalhadores que organizem os seus comitês e locais de trabalho para participar, porque essa é nossa oportunidade de demonstrar nossa insatisfação com tudo isso que estamos vivendo”, comentou. 

Conforme Schwengber, a democracia entre os trabalhadores vai ser respeitada durante o protesto. “A partir dali, vamos dialogar e ver o que mais vamos fazer. Mas com certeza vamos ter caminhadas e protestos porque é assim que vamos mostrar nossa insatisfação”, afirmou. 

Publicidade

O presidente do Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz alega que caso as propostas do Governo Federal sejam aprovadas, a legislação trabalhista brasileira vai retroceder a moldes semelhantes a de 1914. De acordo com Schwengber, isto vai significar uma semiescravidão “sem direito nenhum para o trabalhador”. 

Schwengber argumenta que objetivo da organização é repetir ou até superar a greve geral realizada no dia 28 de abril, que reuniu cerca de cinco mil manifestantes somente em Santa Cruz do Sul. “Nossa expectativa é que essa insatisfação que a gente vê se demonstre de fato”, completou. “Está nas nossas mãos. O que vai ser ser amanhã depende das nossas atitudes. Então esperamos um bom número de participantes”. 

As entidades vão se reunir nesta quinta-feira para definir as estratégias de mobilização em Santa Cruz do Sul. Na região, manifestações também estão previstas para Venâncio Aires. O grupo na Capital do Chimarrão é formado pelos sindicatos da Alimentação, Calçadistas, Metalúrgicos, Servidores Públicos, Construção Civil e Trabalhadores Rurais.

Publicidade

Cpers organiza aula pública

O 18º núcleo do Cpers/Sindicato decidiu, após reunião com as direções das escolas, aderir à greve geral. Está sendo organizada uma aula pública na Praça Getúlio Vargas, a partir das 9h30. 

Serão abordados temas como a reforma do Ensino Médio e a Escola sem Partido, com participação da professora de História na Faculdade de Educação da Ufrgs, Caroline Pacievitch. 

Publicidade

 

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.