Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

comércio

Sindicato orienta sobre os horários para o fim do ano em municípios da região

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Cruz do Sul e Região divulgou orientação quanto ao horário de funcionamento de lojas de Vera Cruz, Venâncio Aires e Mato Leitão. Nesses municípios, não houve acordo coletivo entre o sindicato e a entidade patronal.

Conforme a presidente, Adriana Helfer, em razão disso a entidade criou uma sugestão de datas e horários, com base no que foi praticado em anos anteriores por meio de acordos coletivos. A assembleia patronal, com lojistas de Vera Cruz, Venâncio Aires e Mato Leitão, ocorreu em fevereiro deste ano, e não incluiu o acordo coletivo para o funcionamento no fim de ano.

LEIA TAMBÉM: Em um ano desafiador, região tem saldo positivo de 2,1 mil empresas

Publicidade

Pela sugestão, a partir do dia 18, quarta-feira, as lojas ficam abertas até as 21 horas, nos dias 18, 19, 20 e 23. No sábado, 21, o atendimento vai até as 17 horas. No domingo, 22, as lojas abrirão às 16 horas, fechando às 21 horas. Para as vésperas de Natal e Ano-Novo, dias 24 e 31, o funcionamento seria até as 17 horas. Nesses períodos, costuma haver maior demanda em razão do aumento no fluxo de consumidores.

Remuneração

Para quem for escalado para o horário especial, há a recomendação do pagamento das horas-extras. No caso dos trabalhadores de Vera Cruz, o percentual da hora-extra trabalhada no período é de 80%.
A sugestão de pagamento é que metade das horas seja contemplada na folha de dezembro e os outros 50% podem ser negociados com folga em dobro, ou quitados até 31 de março de 2025. Para os comerciários de Mato Leitão e Venâncio Aires, a diferença é no percentual da hora paga, que é de 75% sobre a hora normal.

LEIA TAMBÉM: Varejo está otimista e prevê retomada em 2025

Publicidade

Há também a sugestão de pagamento de prêmio para os trabalhadores que forem escalados para o domingo, no valor de R$ 122,00. Já para quem amplia a jornada, durante a semana, a orientação é que seja pago um lanche no valor de R$ 27,00.

“Os valores do prêmio e do lanche foram aprovados pela assembleia dos comerciários e encaminhados para o Sindilojas. Essas propostas sempre foram negociadas, em acordos realizados em anos anteriores”, diz Adriana Helfer.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.