O Sindilojas Vale do Rio Pardo orientou os lojistas de Santa Cruz do Sul a adotarem o horário especial de fim de ano, mesmo sem um acordo firmado com o Sindicato dos Comerciários. A entidade patronal argumenta que, após exaustivas negociações, as tratativas foram encerradas sem consenso, e a sugestão de horários foi definida em assembleias realizadas pela entidade patronal em abril e outubro deste ano. Em nota enviada à imprensa, o Sindilojas reforça que os empregadores devem seguir as normas trabalhistas, como o pagamento de horas extras e gratificações, conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
LEIA TAMBÉM: Comerciários protestam contra o trabalho aos domingos em Santa Cruz
O horário sugerido prevê a abertura das lojas nos dois domingos, nos dias 15 e 22 de dezembro, das 16 às 22 horas. Entre os dias 18 e 20, as lojas poderão funcionar até as 22 horas, assim como no dia 23 – a segunda-feira da semana que antecede o Natal. No sábado, dia 21, o horário de abertura se estende até as 20 horas. Na véspera do Natal, dia 24, a sugestão é que o comércio funcione até as 17 horas.
Publicidade
O Sindicato dos Comerciários, no entanto, se opõe à medida, principalmente em relação à abertura aos domingos. Na manhã desta quinta-feira, 12, a entidade realizou um protesto na Praça Getúlio Vargas, seguido de uma caminhada pela Marechal Floriano, reivindicando melhores condições para os trabalhadores.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade