O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa) anunciou a conclusão das negociações com as empresas BAT Brasil (antiga Souza Cruz) e JTI em torno do reajuste anual da categoria. A reposição, definida com base na inflação acumulada, será de 11,08% nos vencimentos cuja data-base é o mês de novembro. As empresas respondem por cerca de 6 mil trabalhadores.
O indicador utilizado como base para a correção foi o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). De acordo com o presidente do Stifa, Gualter Baptista Júnior, a escalada inflacionária vem corroendo o poder aquisitivo dos trabalhadores do setor. “No entanto, nesta negociação de alta performance, após várias rodadas, conseguiu-se a aprovação por parte das empresas, para o repasse integral do índice aos trabalhadores”, comemora.
Em 2021, o reajuste havia sido de 4,77%. “Além da correção dos salários propriamente ditos, houve avanços em outros benefícios como vale-alimentação e auxílio oftalmológico. A correção do piso salarial pelo INPC e o salário dos trabalhadores efetivos pelo mesmo índice é uma grande conquista”, acrescenta Baptista. Em assembleia, os trabalhadores aprovaram o acordo por ampla maioria (92% na BAT e 83% na JTI).
Publicidade
Na próxima sexta-feira, haverá rodada de negociação com a Philip Morris Brasil. A conclusão do processo de negociações coletivas com todas as demais empresas, cuja data-base é dezembro, está marcada para o dia 24, quando o Stifa sentará com os sindicatos.
LEIA MAIS: Estimativa inicial para a safra de tabaco é de 569 mil toneladas
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.