Sindicato diz que vai fiscalizar cumprimento de acordo sobre horário do comércio

O Sindicato dos Comerciários fiscaliza os estabelecimentos comerciais para garantir que haja o cumprimento do acordo de fim de ano que estendeu a jornada de trabalho neste mês em Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Venâncio Aires. Desde a última sexta-feira, 17, a categoria já cumpre horário diferenciado de trabalho.

O presidente Afonso Schwengber alerta que o acordo de fim de ano garante o pagamento de R$ 18,80 (em dinheiro) de lanche, para todos os dias em que houver prorrogação da jornada. Com relação às horas extras trabalhadas em dezembro, metade deverá ser paga com adicional de 75% (em Santa Cruz e Venâncio Aires) e de 80% (em Vera Cruz), e a outra metade com folga em dobro, a critério do trabalhador.

LEIA MAIS: Horário estendido amplia expectativas do comércio

Publicidade

Além disso, o acordo determina o repasse de um prêmio de R$ 94,50 mais um dia de folga para o domingo de 19 de dezembro, que foi trabalhado pelos comerciários. Quem atuou nesse dia terá direito a folga na terça-feira de Carnaval e receberá mais um dia de folga a ser compensada até 31 de março.

Segundo o presidente, o acordo foi assinado com o sindicato patronal justamente para regulamentar o horário neste mês de dezembro e garantir os direitos aos funcionários que tiverem sua jornada estendida. “Os trabalhadores têm vida, têm família e precisam ter seus horários regrados. Por isso, os nossos diretores intensificarão a fiscalização nesta semana em que as lojas ficarão abertas até as 22 horas.” Ressaltou que a luta pela regulamentação do horário continuará e todos os esforços serão empreendidos para que se fechem acordos que assegurem os direitos dos comerciários.

“Entendemos que os comerciários, especialmente os comissionados, querem aumentar suas vendas nesta época. Por isso, atuamos para fazer um bom acordo para garantir que os consumidores organizem suas compras e os trabalhadores aumentem seu ganho, sem ter seus direitos prejudicados”, disse Schwengber.

Publicidade

LEIA MAIS: Supermercados vão estar fechados nos feriados de Natal e Ano-Novo

O acordo estabelece que nas vésperas de Natal e de Ano-Novo as lojas podem ficar abertas até as 17 horas e os mercados, até as 18 horas. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, o comércio estará fechado.

Horários de dezembro

Santa Cruz

  • Dias 1º a 3, 6 a 10, 13 a 16 e 27 a 30 – horário normal
  • Dias 4, 11 e 18 (sábados) – até as 17 horas
  • Dias 17, 20 a 23 – aberto até as 22 horas
  • Dia 19 (domingo) – aberto das 16 horas às 22 horas
  • Dias 24 e 31 – aberto até as 17 horas
  • Dias 25 e 26 – fechado

Venâncio Aires e Vera Cruz

  • Dias 1º a 3, 6 a 10, 13 a 16 e 27 a 30 – horário normal
  • Dias 4, 11 e 18 (sábados) – até as 17 horas
  • Dias 17, 20 a 23 – aberto até as 21 horas
  • Dia 19 (domingo) – aberto das 16 horas às 21 horas
  • Dias 24 e 31 – aberto até as 17 horas
  • Dias 25 e 26 – fechado

LEIA MAIS: Feiras rurais terão horário especial nesta reta final do ano

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.