Categories: Geral

Sindicato diz que decisão de suspender pagamentos em lotéricas foi da Corsan

Desde o início de 2022, não tem sido possível pagar contas de água e esgoto da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) em casas lotéricas. Na última terça-feira, 4, a empresa pública divulgou nota em que afirma que a impossibilidade foi criada por decisão da Caixa Econômica Federal (CEF), que optou por não credenciar os estabelecimentos junto à companhia.

LEIA MAIS: Lotéricas não estão aceitando pagamentos de contas de água temporariamente

Nesta sexta-feira, 7, no entanto, o Sindicato dos Agentes Lotéricos, Correspondentes Bancários, Comissários e Consignatários do Estado do Rio Grande do Sul (Sincoergs) enviou à imprensa um posicionamento em que rebate a afirmação da Corsan. Segundo a entidade, a decisão de suspender a quitação dos boletos nas lotéricas partiu da estatal, diante de um impasse a respeito da tarifa de serviço recebida pelos estabelecimentos.

Publicidade

“A tarifa de serviço oferecida pela estatal, prevista em edital, baixaria dos atuais R$ 1,62 para R$ 1,14, valor que não cobre as despesas operacionais da rede com esse tipo de serviço. E que por tal motivo se tornaria inviável”, diz a nota do Sincoergs. “Deixar de credenciar não foi uma opção da Caixa, mas uma imposição da estatal gaúcha”, diz o presidente do sindicato, Marco Antônio Kalikowski, por meio da nota.

LEIA TAMBÉM: Corsan descarta racionar água em Santa Cruz do Sul

Kalikowski ainda acrescenta que 70% das contas da Corsan eram pagas na rede lotérica, até o fim de 2021. “A entidade reitera o seu pedido para que a Corsan reveja a medida, abrindo novas frentes de diálogo com o banco federal, com respeito e valorização dos clientes que utilizam as agências lotéricas para tal finalidade”, conclui a nota do Sincoergs. No comunicado divulgado na terça, a companhia afirmou que já negocia com a Caixa a retomada dos pagamentos.

Publicidade

Resposta da Corsan

Diante da nota do Sincoergs, a Corsan voltou a se manifestar publicamente sobre a questão e reforçou que a decisão de não credenciar as lotéricas para o recolhimento foi da Caixa Econômica Federal. De acordo com a estatal, os bancos são credenciados para receber as contas por meio de edital público. “A partir deste edital, todos os bancos se credenciam e assim fizeram, com exceção da CEF que optou por credenciar somente os canais digitais e não credenciou os lotéricos, apesar dos esforços da Corsan em propor o reequilíbrio econômico financeiro”, diz o comunicado. Mais uma vez, a companhia afirmou que negocia com a Caixa a retomada do serviço.

Alternativas para a quitação

O recebimento das contas da Corsan está suspenso somente nas casas lotéricas. Em agências bancárias, mesmo nas da Caixa, a quitação ocorre normalmente. Correspondentes bancários também recebem os boletos. O pagamento também pode ser feito, com cartão de crédito ou débito, pelo site ou aplicativo da Corsan ou nos totens de autoatendimento da companhia.

LEIA TAMBÉM: Começa obra da nova estação de tratamento de água em Santa Cruz

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.