Santa Cruz do Sul

Sindicato divulga proposta para o horário de fim de ano no comércio; confira

Após assembleia com os associados realizada nessa quarta-feira, 5, o Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul apresentou a proposta para o horário estendido de Natal deste ano. O planejamento é semelhante ao que já é praticado. No dia 18, um domingo, as lojas poderão funcionar até as 22 horas. Na segunda-feira, 19, horário normal, e de terça a sexta-feira, dias 20 a 23, horário novamente ampliado até as 22 horas. A principal mudança seria para o sábado, véspera de Natal, data em que o comércio poderá ficar aberto até as 13 horas. O próximo passo é a negociação com o Sindilojas Vale do Rio Pardo, instituição que representa os comerciantes.

A redução de jornada no dia 24 de dezembro, conforme a diretora de lojas do sindicato, Clair Pereira, é importante pois o Natal cai em um domingo. Dessa forma, os trabalhadores teriam somente esse dia para descansar, haja vista que na segunda-feira seguinte retornam à rotina normalmente. “Nós já verificamos que o consumidor santa-cruzense não precisa de mais tempo para comprar, precisa de dinheiro. Mas, como é tradição, estamos cumprindo e esperamos ser bem remunerados por isso”, disse em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9.

LEIA TAMBÉM: Troca de estação e Dia da Criança animam os lojistas em Santa Cruz

Publicidade

Outra demanda levantada pelos comerciários diz respeito ao transporte. Muitos deles moram ou têm familiares em outros municípios, de modo que trabalhar no dia 24 e no dia 31 de dezembro até as 17 horas tornaria mais difícil ou mesmo inviável o transporte para fora de Santa Cruz. “Após esse horário já não há mais ônibus para muitas cidades, então o trabalhador teria que ir no dia seguinte, que é o Natal ou Ano Novo, e nem poderiam aproveitar”, disse Afonso Schwengber, presidente do sindicato.

A entidade vai tentar ainda o retorno da folga na terça-feira de Carnaval, data considerada ponto facultativo. Segundo o presidente, o objetivo é que as negociações comecem ainda nesta quinta-feira, 6, e se estendam, no máximo, até o início de novembro, para que todos tenham tempo de organizar agendas e folhas de pagamento. Os trabalhadores receberão horas extras pelo período adicional trabalhado.

LEIA TAMBÉM: Oktoberfest faz surgir novas oportunidades de negócios em Santa Cruz

Publicidade

Reajuste

Outro ponto a ser discutido durante as negociações é o reajuste salarial do comércio. Afonso destacou que o sindicato tem por costume não aceitar acordos que não cubram pelo menos a inflação oficial do período. No entanto, segundo ele, os trabalhadores que ganham até dois salários mínimos sentem muito mais o impacto da alta nos preços. Por isso, a proposta da entidade é um reajuste que cubra a inflação mais um adicional de 5%. Ele lembrou que serão pelo menos três tentativas de negociação até o dia 31 de outubro. Se não houver definição até lá, o sindicato terá de recorrer à Justiça para não perder a data-base.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.