Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

INDÚSTRIA DO TABACO

Sindicato começa a tratar das negociações salariais

Foto: Nascimento MKT/Divulgação

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa) deu início à preparação das negociações anuais da categoria tabaco. Diretores da entidade estão percorrendo as empresas cuja data-base ocorre nos meses de novembro de dezembro, para depois disso definir as assembleias com os trabalhadores. A intenção é concluir o processo até esta sexta-feira, 7.

Conforme o presidente do Stifa, Gualter Baptista Júnior, o sindicato realiza uma espécie de pré-pauta de reivindicação. “Além da análise das perdas geradas por conta da inflação, são analisados todos os outros fatores que correspondem aos rendimentos do trabalhador. Com base nisso, será construída então a primeira proposta para ser discutida entre as empresas e a categoria”, explica.

LEIA TAMBÉM: Fentifumo e Stifa antecipam as negociações coletivas

Publicidade

Ele ressalta que a direção do Stifa tem concentrado esforços para elaborar a pré-pauta dos trabalhadores cujas datas-bases precisam ser definidas logo. Em novembro, serão os funcionários da BAT Brasil e JTI. “No mês de dezembro são todas as demais empresas do segmento, exceto a Philip Morris Brasil, cujo ponto para o reajuste anual é janeiro”, afirma. Após concluída essa etapa, será criada uma pauta unificada para nortear as rodadas de negociação entre empresas e a entidade sindical.

Na semana passada, foram realizados vários encontros entre diretores do Stifa e representantes das indústrias. Nesta semana, a expectativa é de concluir o processo. “Esse formato de negociação que prioriza o diálogo e as boas relações entre trabalhadores e indústria faz parte do modelo de gestão do novo Stifa”, acrescentou.

LEIA TAMBÉM: Prédio do antigo Fórum de Santa Cruz vai abrigar o Museu do Fumo

Publicidade

Etapa com os trabalhadores

Passada a etapa de pré-negociação, as rodadas de reuniões entre as empresas e o sindicato serão o próximo passo, rumo à conclusão das negociações coletivas. “Seguindo, iremos formatar e marcar as assembleias com a categoria. Por conta da pandemia, nos últimos dois anos, esse processo foi feito de forma diferenciada. Ainda estamos avaliando qual será, de fato, a melhor maneira de realizar essa etapa com nossos trabalhadores”, pondera Gualter Baptista Júnior. Além do movimento pró-negociação anual com os trabalhadores, a entidade vem realizando o evento “Stifa na Indústria”, visando tornar mais próxima a relação com a categoria. Já receberam a visita funcionários da BAT Brasil, Universal Leaf, JTI, Philip Morris Brasil, Premium Tabacos e ATC.

LEIA TAMBÉM: Safra de tabaco deste ano emprega mil trabalhadores a menos

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.