Um simulado de ataque a banco vai testar a capacidade e demonstrar o poder de força do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP) em Santa Cruz do Sul. A simulação está marcada para o dia 5 de setembro, uma segunda-feira, entre as 21 horas e as 23 horas. Será realizada no Banco do Brasil da Rua Marechal Deodoro, no Centro. Uma sequência da ação, no entanto, está prevista para o interior do Vale do Rio Pardo, para onde os supostos bandidos fugiriam.
Delitos desse tipo, chamado de “novo cangaço”, aconteceram na região ao longo do primeiro semestre.
Quadrilhas especializadas assaltaram agências bancárias em Santana da Boa Vista, no dia 8 de abril, e em Amaral Ferrador, no dia 13 de maio. De acordo com o coronel Giovani Paim Moresco, comandante do CRPO/VRP, todo o perímetro nas imediações da instituição bancária, como a Praça Getúlio Vargas, vai ser fechado. Segundo Moresco, todas as medidas de segurança estão sendo planejadas para evitar qualquer contratempo.
LEIA TAMBÉM: Polícia Civil instaura inquérito para apurar caso de abuso sexual contra menina de 5 anos
Publicidade
Ainda de acordo com o coronel Moresco, o simulado será iniciado nas imediações do Banco do Brasil, mas terá sequência na área rural. Ele preferiu manter em sigilo qual o segundo ponto onde ocorrerá a etapa final do teste. Revelou apenas que será no interior do Vale do Rio Pardo, para onde a suposta quadrilha fugirá após roubar o banco. “O objetivo é testar uma das lógicas do trabalho, que é tirar o delito da área conflitada e levar para uma área de segurança. É importante deixar claro que se um dia acontecer esse crime em Santa Cruz, a população saiba e perceba que a Brigada Militar está preparada para que não saia ninguém ferido. O delito é contra o patrimônio, mas a nossa preocupação é que se inicie contra o patrimônio e possa ocasionar a perda de uma vida inocente”, frisou o comandante.
O acesso ao perímetro será permitido apenas para membros da Brigada Militar, imprensa e convidados. Conforme o tenente-coronel Rodrigo Schoenfeldt, outras ações do tipo devem ser realizadas na região ao longo dos próximos meses. “Vamos manter esses treinamentos nos municípios. Em Santa Cruz, no futuro, também podemos realizar essa ação em outros pontos de transportes de valores, como a Prosegur e a Protege”, disse o ex-comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Brigada Militar, que assumiu como chefe do Estado-Maior do CRPO/VRP na última segunda-feira, 1º.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.