Um clima de tensão tomou conta do centro de Vera Cruz no início da tarde dessa quinta-feira, 1ª. O perímetro no entorno da caixa d’água estava isolado e sirenes ligadas sugeriam que algo grave poderia ter acontecido. Um veículo capotado, com uma vítima dentro e seis bombeiros na tentativa de resgatá-la, indicava que um grave acidente havia ocorrido nas imediações do tradicional ponto, que fica no entroncamento das ruas Nestor Frederico Henn e Ernesto Wild, próximo à Prefeitura.
Pelo menos, foi isso que dezenas de vera-cruzenses devem ter pensado ao passar pelo local. Na verdade, o Corpo de Bombeiros Misto de Vera Cruz estava realizando um exercício simulado para apresentar parte das funções atribuídas à corporação, durante a 57ª Semana de Prevenção Contra Incêndios, realizada em todos os estados do Brasil desde a última segunda-feira, 28, até esta sexta, 2.
LEIA MAIS: Eu, bombeira: repórter relata experiência de um dia de combate ao fogo
Publicidade
“Entre os exercícios que simulamos aqui está o resgate de uma vítima presa nas ferragens de um carro capotado. Para isso, estamos utilizando um desencarcerador para retirá-la, além de cunhas hidráulicas para deixar o veículo estabilizado e não tombar. Verificamos ainda se a vítima tem sinais vitais e se possui cortes profundos na pele, além de neutralizarmos pontos perigosos do veículo tombado”, explicou o segundo sargento Edson Luiz dos Santos, comandante do Corpo de Bombeiros Misto de Vera Cruz.
“Este ato de hoje serve para mostrarmos à comunidade algumas das funções dos bombeiros e os nossos equipamentos. Muitas pessoas pensam que bombeiro é só para apagar incêndio, e não é. Temos diversas atividades de prevenção, desde retirar animais presos em árvores ou bueiros, até esse trabalho de resgate veicular”, complementou.
LEIA MAIS: Treinamento dos bombeiros simula resgates e combate a incêndio
Publicidade
NAS ALTURAS
Os olhos de muitas pessoas também estiveram voltados ao topo da famosa caixa d’água de Vera Cruz. No segundo exercício da tarde de ontem, foi simulado o resgate a um possível trabalhador que, “após um descuido”, ficou pendurado, correndo o risco de cair de uma altura de 18 metros. Os bombeiros realizaram o resgate sob aplauso do público.
Para tanto, uma autoescada foi alçada a partir do caminhão emprestado pelos Bombeiros de Santa Cruz, até o ponto onde o homem estava. “Montamos um sistema de tirolesa para conseguir fazer a abordagem, realizar o resgate e trazer os dois de forma segura até o chão, para depois colocar a vítima na ambulância e ir ao hospital”, explicou o sargento Edson Luiz dos Santos. Nos dois exercícios, as supostas vítimas eram colegas da corporação.
Publicidade
“Colocam-se em perigo para salvar vidas”
O prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, acompanhou a ação e parabenizou a guarnição. “São momentos como esses que acabam demonstrando toda a dificuldade e importância do trabalho do Corpo de Bombeiros. Ao mesmo tempo que acabam praticando esse treinamento, possibilitam que a comunidade também visualize o grau de dificuldade que enfrentam e a importância dessas pessoas em momentos bem complicados, que acabam se colocando em perigo para salvar vidas”, comentou. O vice-prefeito Claudério Ferreira também foi ao evento.
O Corpo de Bombeiros Misto de Vera Cruz conta com 15 militares e 15 civis em seu contingente. Ao longo desta semana, várias atividades foram realizadas em alusão à 57ª Semana de Prevenção Contra Incêndios. Na segunda-feira, a corporação visitou empresas para identificar locais de entrada e saída, e demarcações e planos de incêndio. Na terça, os militares realizaram uma doação voluntária de sangue.
Já na quarta, a guarnição apresentou os materiais utilizados pelo Corpo de Bombeiros à comunidade, em ação na Praça Municipal. Hoje, quando é comemorado o Dia do Bombeiro, uma alvorada festiva, com fogos de artifício, está marcada para as 8h45 em Vera Cruz, a partir da sede da guarnição, na Rua da Olaria.
Publicidade