Elas

Simoni Batista da Silva prova que mulher ao volante é sinônimo de atenção e segurança

Quantas mulheres motoristas de ônibus você já viu? Dá para apostar que a quantidade não chega aos cinco dedos de uma mão. Porém, apesar de raros os casos, eles existem. Ou melhor, elas. Simoni Batista da Silva, de 35 anos, é uma dessas profissionais. Motorista da Viação União Santa Cruz, ela conta que o interesse pela profissão surgiu por influência do esposo. “A vontade veio a partir do meu marido, porque ele é motorista da Saúde de Passa Sete. Fiquei com vontade de fazer a carteira, mas não tinha ideia de que iria trabalhar com isso. Depois montamos uma empresa de ônibus e passamos a trabalhar”, relata.

LEIA TAMBÉM: Monique Rodrigues: empoderamento através da música

Simoni é natural de Sobradinho, mas reside no município de Passa Sete. Atualmente, ela conduz o coletivo que faz a linha Arroio do Tigre – Santa Cruz, e vice-versa. No veículo, é responsável por levar estudantes para a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e demais passageiros. Apesar de já ter experiência no volante de ônibus há mais de seis anos, ela conta que ainda percebe olhares desconfiados. “Tinha e tem um certo preconceito. Muita gente entra na porta e acha estranho ser uma mulher. Se desse para trocar de ônibus, trocariam. Acho que enquanto não existir várias mulheres nessa função, ainda vai ter esse preconceito.”

Publicidade

Mas nem só de muita coragem é feita a trajetória de Simoni. Logo que começou a atuar na área, ela sentia muito “frio na barriga”. “Muitos colegas me ajudaram e deu certo”, afirma. Depois disso, conheceu e dirigiu até muitas cidades, como Porto Alegre. Mas a capital gaúcha era bastante temida por Simoni. “Fui até lá levar o pessoal da Saúde de municípios da região. E eu estava gestante, quase ganhando as gurias”, recorda. As gurias às quais a motorista se refere são as duas filhas mais novas. Mesmo com o barrigão, ela continuou dirigindo e ganhou as duas pouco depois de encerrar o expediente. Simoni Batista da Silva é mãe de quatro crianças: Cirineu Eduardo, de 9 anos, Stefany Karoliny, de 6 anos, Alice Isabela, de 3 anos, e Simony Eduarda, de um 1 ano e 6 meses.

LEIA TAMBÉM: Luci Romeiro dos Santos tem, a cada dia, um novo desafio

Segundo Simoni, ser motorista é mais do que um trabalho. “Eu gosto muito, não consigo ficar sem dirigir.” Contratada pela Viação União Santa Cruz há pouco tempo, ela acrescenta que trabalhar no local era um sonho. “E hoje estou realizando esse sonho, tomara que dê certo”, finaliza.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.