Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DESCENTRALIZAÇÃO

Simers promove debate com os médicos da região

Foto: Iuri Fardin

Encontro na noite dessa sexta-feira, no Hotel Águas Claras, reuniu dezenas de profissionais para apresentação das ações e debates

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) realizou na noite dessa sexta-feira, 8, mais uma edição do Direto ao Ponto. O evento foi sediado no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul, e teve como objetivo principal aproximar a instituição dos profissionais, sejam eles associados ou não. Houve a apresentação de um balanço das ações realizadas neste ano e, por fim, o espaço foi aberto para discussão de assuntos pertinentes à categoria, como melhoria das condições de trabalho e melhor remuneração. Neste sábado, uma nova edição ocorrerá em Lajeado, no Tri Hotel Executive.

Após a apresentação de um breve vídeo institucional, o presidente do Simers, Marcos Rovinski, agradeceu a presença de todos e destacou a importância do encontro. Segundo ele, um dos principais objetivos da atual diretoria é descentralizar as ações do sindicato e ouvir as demandas dos médicos que atuam nos municípios do interior. “Ao realizar esse encontro mensal com médicos de diferentes cidades, queremos ir direto ao ponto e destacar a nossa forte atuação em todo o Estado”, afirmou Rovinski.

LEIA TAMBÉM: Classe médica se reúne com IPE Saúde em busca de ação conjunta das entidades

Publicidade

Ele chamou a atenção para a situação precária da saúde pública em nível estadual, que afeta diretamente o trabalho dos médicos. Como exemplo, citou a Santa Casa de Rio Grande, cuja dívida ultrapassa os R$ 400 milhões e há expressivo déficit mensal. “Nós estivemos em Rio Grande e, por meio do trabalho do nosso diretor-geral, Fernando Uberti, o sindicato está liderando uma frente em defesa da Santa Casa.” Outros municípios com problemas graves e urgentes citados por ele foram Pelotas, Uruguaiana, Santana do Livramento e Canoas.

Ao se referir a Santa Cruz, Rovinski disse que “parece um oásis” em meio a um cenário estadual preocupante. “Aqui parece ser uma exceção entre outras raras no Rio Grande do Sul”, afirmou ao cumprimentar a prefeita Helena Hermany e a secretária municipal de Saúde, Daniela Dumke, que estavam presentes. O vereador Henrique Hermany (PP) também acompanhou. A Rádio Gazeta FM 107,9 transmitiu o encontro na íntegra e apresentou no local uma edição especial do programa Rádio Saúde. Comandada pelo comunicador Rosemar Santos, a atração teve entrevistas e debates com os participantes.

LEIA TAMBÉM: Médicos do Hospital São Sebastião Mártir cobram reposição salarial

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Em seu pronunciamento, o diretor-geral do Simers, Fernando Uberti, recordou que o Direto ao Ponto foi criado em 2019, mas acabou interrompido em função da pandemia. Agora, a gestão da instituição pretende dar prosseguimento aos encontros mensais em todas as cidades com mais de 50 mil habitantes. “Queremos aprofundar e qualificar essa interiorização, e não podemos fazer isso encastelados em Porto Alegre”, salientou.

Ele exaltou a conquista dos médicos traumatologistas que atuam junto ao Hospital Santa Cruz, que obtiveram uma renovação do contrato de prestação de serviços com reajuste nas remunerações. “Se em outros locais temos somente problemas, aqui podemos comemorar essa vitória para a categoria.”

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.