Categories: Regional

Sicredi investe em usina fotovoltaica própria

A Sicredi Vale do Rio Pardo investiu em uma usina fotovoltaica própria, que vai gerar 100% de energia limpa e renovável para a nova sede administrativa e também para as 15 agências da cooperativa. O investimento, na ordem de R$ 2,5 milhões, também contemplou um terreno de três hectares, estrategicamente localizado. A inauguração aconteceu na manhã desta sexta-feira, 27, junto ao complexo de geração fotovoltaica, localizado no Corredor Sul América, 1055, na localidade de Linha Tamanco, em Rio Pardo, às margens da rodovia BR-471. “É uma obra muito importante, que vai ao encontro do incentivo ao investimento na geração de energia fotovoltaica dentro da nossa cooperativa”, destacou o presidente da instituição, Heitor Álvaro Petry.

O presidente enfatizou que, além da contribuição ambiental, com o fomento à energia limpa e renovável, a Sicredi Vale do Rio Pardo gera importante impacto na economia local ao agregar renda ao associado, geração de postos de trabalho, novos empreendimentos, tributos, entre outros benefícios. A cooperativa financiou até agora mais de 1,5 mil usinas nos nove municípios integrantes da base de atuação, sendo quase R$ 100 milhões em financiamentos de equipamentos de energia fotovoltaica. “A nossa cooperativa vem incentivando a geração de energia fotovoltaica desde 2017, o que a tornou pioneira no desenvolvimento de uma linha de crédito voltada ao financiamento de usinas solares na região. E com a usina própria também somos pioneiros entre as mais de 100 cooperativas do Sistema Sicredi”, salientou Petry.

Inauguração ocorreu na manhã desta sexta-feira
Foto: Alencar da Rosa

O complexo de geração fotovoltaica é composto por 1.238 módulos e uma potência instalada de 544,720 kWp. Para a viabilização do empreendimento, a Sicredi Vale do Rio Pardo realizou um estudo para a implantação. O projeto de instalação dos painéis solares ficou a cargo da Solled Energia, de Santa Cruz do Sul. “Além de proporcionar retorno financeiro, a usina é uma tendência de sustentabilidade, de inovação, ao utilizar um recurso natural como fonte de energia”, ressaltou o presidente. Com a usina solar, inédita dentro da área de atuação da cooperativa quando se refere ao porte, deixa-se de emitir, em média, 75 toneladas de CO² por ano no meio ambiente.

Publicidade

Vale Verde conta com geração própria

Heitor Petry explicou que a usina solar gera energia suficiente para as unidades da Sicredi Vale do Rio Pardo, com exceção de Vale Verde, que tem a própria microgeração de energia fotovoltaica, com 37 painéis e capacidade de produção de 16,28kWp de potência instalada, visto ser a única agência vinculada a outra companhia distribuidora. “Desta forma, afirmamos que a Cooperativa terá 100% das suas unidades com energia limpa, pois os dois investimentos irão suprir toda a demanda de energia elétrica”, frisou o presidente.

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.