ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Sicredi implanta usina fotovoltaica no Vale do Rio Pardo

Infraestrutura implantada pela Solled Energia na localidade de Linha Tamanco deverá ficar concluída em meados de abril

A Cooperativa de Crédito Sicredi Vale do Rio Pardo vai gerar energia limpa para as suas unidades por meio de uma usina solar fotovoltaica própria. A estrutura conta com 1.238 módulos e 544,72 Watt-pico (kWp) de potência instalada. O empreendimento está situado em Rio Pardo, no Corredor Sul América, na localidade de Linha Tamanco, às margens da BR-471.

O empreendimento recebeu uma vistoria técnica no final do mês passado, com a participação de dirigentes da cooperativa e da Solled Energia, empresa santa-cruzense vencedora da concorrência para instalação. “A Sicredi fomenta o crédito de energia sustentável por meio de financiamento de sistemas de geração de energia solar. A instalação da nossa usina solar está adiantada, e em um curto espaço de tempo já estaremos produzindo também a nossa própria energia”, declarou Heitor Petry, presidente da cooperativa.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Sicredi lança projeto-piloto de educação financeira em Vera Cruz

Publicidade


Um sistema de microgeração vai contemplar também a agência de Vale Verde, a única em que a rede elétrica está ligada à Certaja Energia; as outras fazem parte da RGE. Na microusina, serão 37 painéis e 16,28 kWp de potência. “Com tudo isso, a nossa cooperativa terá 100% das suas unidades com energia limpa, suprindo toda a demanda de energia elétrica das nossas unidades”, frisou Petry.

Sustentabilidade

O presidente explicou que, além de economia financeira, o investimento também segue uma tendência de sustentabilidade na geração de energia limpa. O projeto da usina fotovoltaica, inédito na área de atuação da Sicredi no que diz respeito ao porte, é assinado pela Solled Energia.

Publicidade

“Estamos muito orgulhosos em termos a Sicredi Vale do Rio Pardo como cliente e parceira no que diz respeito à sustentabilidade do negócio, seja econômico ou ambiental”, frisou a diretora da Solled, Mara Schwengber. A previsão de entrega da obra é em meados de abril, com o início da geração de energia no mês de junho.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Santa-cruzenses aproveitam distanciamento e adotam práticas sustentáveis em casa

Publicidade

© 2021 Gazeta