A educação financeira é um dos temas abordados pela Cooperativa de Crédito Sicredi Vale do Rio Pardo nas localidades onde atua. O tema é discutido com colaboradores, associados e com a comunidade em geral através de formação educacional e profissional, parceria com entidades estudantis que desenvolvem a questão em projetos pedagógicos, bem como por meio de palestras de sensibilização com educadores do Programa A União Faz a Vida (PUFV). Entre os dias 16 e 22 de maio, o Sistema Sicredi participou da 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, promovida pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef).
O gerente de Relacionamento da Sicredi VRP, Marco Antonio da Rocha, conta que a educação financeira é um assunto de extrema importância para cada indivíduo e para o desenvolvimento como um todo. “As pessoas precisam saber da importância da educação financeira para o seu dia a dia. Administrando corretamente suas finanças estarão contribuindo para o desenvolvimento da sua região”, destaca. Ele explica também que a cooperativa forma equipes de colaboradores capazes de levar o tema aos associados através do atendimento. “Desta forma, o associado passa a pensar mais sobre o gerenciamento dos recursos financeiros”.
A cooperativa ainda costuma fazer parcerias com entidades estudantis e instituições educacionais, que desenvolvem o assunto em seus projetos pedagógicos, como exemplo, com os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul), de Venâncio Aires. “Dentro do contexto, ainda podemos citar as palestras de sensibilização sobre educação financeira para os professores nas jornadas pedagógicas dos municípios de atuação do nosso principal programa educacional”, ressalta. Ainda para 2016, a Sicredi VRP receberá em setembro a palestra do Banco Central do Brasil (Bacen) sobre o tema da educação financeira, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Publicidade
SISTEMA – O Sistema Sicredi participou da 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, realizada entre os dias 16 e 22 de maio, pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef). Do total de 1.087 ações, a instituição contabilizou 511 atividades, o que equivale a 47% do total, sendo que as cooperativas do Sicredi no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina corresponderam por quase 80% da totalidade de iniciativas. Entre palestras, oficinas e cursos, o objetivo foi orientar colaboradores, associados e as comunidades nas áreas de atuação do sistema sobre a importância de se fazer um planejamento e gestão da vida financeira.