Cultura e Lazer

Sicília, Itália: uma ilha cercada de história por todos os lados

A Sicília é uma ilha banhada pelo Mar Mediterrâneo que pertence à Itália. Durante muitos anos, foi um dos principais pontos de comércio daquela região e tem um patrimônio histórico preservado de dar inveja. Sendo assim, se você procura variedade cultural, boa comida, história e bons passeios ao ar livre, o seu destino é a Sicília. Os habitantes dessa ilha se dizem “sicilianos”, e em segundo lugar “italianos”, tamanho é o amor que têm por sua terra.

Quem conhece a Sicília afirma que a mistura de raças e culturas a diferencia de outras regiões da Itália e lhe confere uma identidade própria. O resultado é que passear na ilha é um prazer e propicia inúmeras descobertas. Sem contar a culinária local.

LEIA TAMBÉM: Última chamada: um convite para viajar pelas páginas de mais um livro

Publicidade

Falando da história, a capital, Palermo, abriga mais de 50 palácios e 80 igrejas, em estilos diferentes. O estilo barroco sobressai em suas construções, valendo citar a Igreja de Gesú, a Igreja de San Domenico e as fontes de Quattro Canti. Falando ainda de Palermo, não dá para deixar de lembrar a fabulosa Catedral, que testemunha séculos de história e mudanças sociopolíticas naquela região.

Belo pôr-do-sol em refúgio nas montanhas sicilianas, tendo ao fundo o Monte Etna
Catedral de Palermo é um magnífico monumento, um dos mais visitados do mundo

Ruínas gregas? Na Sicília tem. O Vale dos Templos de Agrigento abriga um acervo inigualável, testemunha da ocupação grega naquela região. As primeiras construções datam de 580 a.C. e todo o conjunto é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco e atualmente um dos principais destinos turísticos da ilha.

LEIA TAMBÉM: Lugares que fazem muito bem à natureza e também à alma do viajante

Publicidade

As colinas de Agrigento são bem populares e apreciadas pelo visitante, assim como a já citada capital Palermo, Catania, Siracusa e Taormina. Todas impressionam principalmente por suas belezas naturais e sua riqueza histórica; estão catalogados cerca de 300 sítios arqueológicos.

Em Taormina, as Gargantas de Alcântara prendem a atenção. Trata-se de um cânion formado a partir da erosão que o Rio Alcântara provocou em uma formação de lavas vulcânicas. As paredes pretas de basalto refletem a luz e provocam o encantamento do visitante. Tanta história e beleza são banhadas por um maravilhoso mar de águas cristalinas.

LEIA TAMBÉM: Pelo mundo: o pórtico da dominação europeia

Publicidade

Quando se fala na Sicília também é lembrado o famoso vulcão Etna, que continua ativo e, por vezes, faz muitos estragos. No entanto, a população convive bem com o “vizinho” que faz parte da paisagem e da história da ilha. Por causa do Etna, a cidade de Catania ganhou fama e é bastante visitada pelos turistas. Várias edificações foram feitas com a lava negra do vulcão. E tem uma particularidade: por estar muito próxima ao Etna, ao longo do tempo, Catania foi diversas vezes destruída por suas erupções e novamente reergueu-se. Parte da cidade construída no século 18 encontra-se preservada.

Na Sicília, a mistura de raças e de culturas confere à região uma identidade própria
Cefalú é uma antiga vila de pescadores transformada em badalado ponto turístico

O siciliano sabe como ninguém conservar o seu patrimônio inserindo-o na realidade do progresso. Um exemplo disso é Cefalù, uma antiga vila de pescadores; a cidade é toda murada, fica à beira-mar e tornou-se um dos lugares mais sofisticados da Sicília, assim como Taormina, outro “point” preferido dos chiques.

Não é preciso visto para visitar a Sicília, apenas passaporte válido. É possível voar até Palermo, mas outra dica interessante é ir até Roma, alugar um carro e ir se guiando pela Costa Amalfitana. Viagem linda e cheia de emoções.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Lugares sustentáveis; veja lista de destinos para uma viagem mais consciente

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.