O Sião Social reuniu representantes de suas empresas mantenedoras e parceiras na noite de quinta-feira para apresentar os resultados de suas ações sociais e também os planos para o futuro. A iniciativa, ligada ao Ministério Sião, teve início em 2019 como uma loja solidária. Posteriormente, passou também a atuar como um mercado onde as cerca de 70 famílias beneficiadas podem retirar os mantimentos que necessitam por meio de uma moeda única, chamada de “solidário”. Há ainda distribuição de material escolar e brinquedos em formato semelhante.
Após uma breve apresentação da igreja e do projeto pelo pastor Heron Daniel, a condução passou para Luander Oliveira, coordenador social do Ministério Sião. Ele recordou que o projeto começou por uma iniciativa dele e da esposa Paula, que desde 2016 arrecadavam alimentos e roupas para doação.
LEIA TAMBÉM: Levantamento coloca Santa Cruz entre os melhores municípios do Brasil em 2022
Publicidade
Com o passar do tempo, o número de itens cresceu e o espaço no apartamento tornou-se pequeno. Foi quando decidiram procurar a igreja para estabelecer uma parceria. Assim nasceu, em 2019, o Sião Social, que antes era chamado de Filhos de Sião.
Ao longo desses quatro anos de operação, o projeto já arrecadou e distribuiu mais de 15 toneladas de alimentos, 14,3 mil peças de roupa, 5,4 mil pares de calçados e acessórios, 7,9 mil produtos de higiene e limpeza e 847 itens de material escolar, bem como 3,6 mil outros tipos de atendimento. Para ser beneficiado, é preciso realizar um cadastro e ter renda familiar não superior a meio salário mínimo (R$ 606,00) por pessoa. Conforme o número de integrantes da família, ela recebe mais “solidários” para trocar por mantimentos no Sião Mercado.
LEIA TAMBÉM: Projeto Guarda-Costas encerra atividades no primeiro semestre
Publicidade
Além disso, o Sião Social vai lançar ainda neste ano uma área específica para a saúde, com atendimentos odontológicos e psiquiátricos realizados por profissionais voluntários. Para o futuro, já existe o planejamento para ampliar a oferta de serviços a outras áreas, como assessoria jurídica; qualificação profissional e colocação no mercado de trabalho; ensino; beleza e bem-estar e celebrações. Nessa última, o objetivo é, por meio de parcerias com empresas, possibilitar festas de aniversário para as crianças carentes.
Luander destacou que o projeto está aberto a novas parcerias e precisa delas para manter e ampliar os atendimentos. Além de doações em dinheiro ou produtos, empresas e profissionais interessados podem oferecer os seus serviços de forma voluntária. Antes de a apresentação se encerrar, houve um ato solene com a entrega de certificado para cada uma das empresas mantenedoras e parceiras, como forma de reconhecer e agradecer suas contribuições. Após, foi oferecido um coquetel.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.