Cultura e Lazer

Show e exposição de artes visuais marcam homenagem a educadores do Sinpro/RS

A banda 50 Tons de Pretas se apresenta neste sábado, 15, 20 horas, em Santa Cruz do Sul, cantando grandes sucessos da carreira de Elza Soares no palco da Casa das Artes Regina Simonis. No mesmo dia, às 18 horas, será inaugurada a exposição Fundação Ecarta – o teu caminho é um acervo, com obras de 20 artistas gaúchos que ficarão em cartaz até 29 de julho. As atividades têm entrada franca, mas é necessário confirmar presença pelo WhatsApp 51 989237808.

O show encerra o circuito de cinco espetáculos promovidos pelo projeto Ecarta Musical, da Fundação Ecarta, em homenagem ao aniversário de 85 anos do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS).

LEIA TAMBÉM: De olho no Festival de Cinema, organizadores visitam a Redação Integrada da Gazeta

Publicidade

“A exposição de artes visuais inaugura a itinerância do acervo da Fundação com o objetivo de descentralizar a difusão de artes visuais do estado”, adianta o curador André Venzon, que estará na inauguração da mostra. Nesta primeira incursão podem ser vistos trabalhos de Andrea Brächer, Anico Herskovits, Carla Barth, Elaine Tedesco, Felix Bressan, Gelson Radaelli, Igor Sperotto, José Darci, Maria Lídia Magliani, Maria Tomaselli, Paulo Porcella, Pedro EMCB, Plinio Benhardt, Téti Waldraff, Valéria Barcellos,Walter Karwatzki, Xadalu Tupã Jekupé, Xico Stockinger e Zoravia Bettiol.

Tributo a Elza Soares

As cantoras e instrumentistas Grazi Pires e Dejeane Arruée, acompanhadas do guitarrista Gustavo Nunes, apresentam repertório da cantora eleita a Voz do Milênio, falecida em 2022, aos 91 anos, numa seleção dos maiores sucessos de Elza Soares.

Com seis anos de existência, a 50 Tons de Prestas já realizou dezenas de shows em várias cidades e acumula um repertório de músicas diverso e impactante, transitando pelo pop, o samba, o rock e a música popular brasileira.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Um novo espaço para a arte em Santa Cruz

Nesta caminhada artística, tratam de temas que envolvem as mulheres negras, o feminismo, a diferença de classes, a esperança de uma sociedade igualitária e o empoderamento da mulher. São ganhadoras de três Troféus Açorianos de Música com o primeiro disco autoral Voa, entre várias outras premiações.

Homenagem aos educadores

“Nós somos professoras de música e é uma honra fazer parte desta turnê de homenagem do Sinpro/RS aos educadores”, registra Graziela Pires. Sobre o show, ela pontua que Elza sempre foi inspiração para as artistas. “Ela é um fenômeno da música e da arte. Como mulher preta, com toda a garra e potência que ela tinha a cada apresentação e interpretação transbordava talento. Além de um exemplo de vida, de mulher artista guerreira, lutadora que abriu tantos caminhos para outras mulheres pretas e artistas, assim como nós”, conclui Graziela.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Lydio Frantz: mestre do acordeon para várias gerações

O roteiro de shows começou por Santa Maria no dia 3 de junho, com Luciano Leães Trio; seguindo para Santa Rosa com a 50 Tons de Pretas; depois foi a vez de Novo Hamburgo, com Luciano Leães Trio; prosseguiu em Lajeado com o Duo Metapiano e encerra em Santa Cruz do Sul, enumera a coordenadora do projeto Ecarta Musical, Elenice Zaltron, que acompanha as apresentações.

Serviço

  • O que: abertura da exposição Fundação Ecarta – o teu caminho é um acervo, às 18 horas; e show da banda 50 Tons de Pretas – Tributo a Elza Soares, às 20 horas.
  • Data: 15 de julho.
  • Local: Casa das Artes Regina Simonis.
  • Visitação da exposição: até 29 de julho, de segunda a sexta-feira, das 10 horas às 12 horas e das 12h30 às 16h30, e sábado das 10 horas às 14 horas.
  • Entrada franca.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.