ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Show de acrobacia

Santa Cruz do Sul sempre valorizou o esporte e atividades de ginástica, acrobacia e outros. Na primeira metade do século passado, essas atividades eram muito populares. Além de atletas e artistas locais, vinha gente de fora demonstrar suas habilidades.


Theo demonstrava suas habilidades

Em 1953, aportou na cidade o alemão Theodor (Theo) Kothen, natural de Heildeberg (localidade do vale do Rio Neckar). Ele veio instalar uma máquina de cigarros na antiga Cia. de Fumos Santa Cruz. Além de técnico em mecânica, realizava acrobacias com bicicleta.

Publicidade

Publicidade

Ele logo fez amizade com santa-cruzenses e, a convite de Edmar Riedel (hoje comandante aposentado da antiga Varig), tornou-se hóspede da família Riedel. Os atletas da cidade o acolheram e, a pedido deles, participou de eventos e realizou exibições no salão da Ginástica.

Nos shows, Theo contava com a participação das crianças Anne Quatke e Dalvo Paulus. A primeira, desde pequena, foi atleta destaque de Santa Cruz. Dalvo, que tinha sete anos, era franzino e muito ágil.


Crianças davam emoção ao show

Publicidade

O alemão andava de bicicleta em cima das mesas, equilibrava-se em cadeiras, empinava, fazia piruetas e andava de monociclo. Desmontava e montava a bicicleta enquanto pedalava.

Publicidade

As crianças iam nos ombros do artista. O trio fazia sucesso e era muito aplaudido pelo público.

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta