Nesta sexta-feira, 29, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul realizará a segunda aplicação de fumacê no Bairro Bom Jesus, desde às 6h30, e a terceira e última aplicação no Bairro Progresso, a partir das 17h30. A ação faz parte do esforço no combate ao mosquito Aedes aegypti. Em caso de instabilidade climática, a ação será transferida para o dia seguinte, no mesmo horário. São os dois locais com maior quantidade de casos.
O “fumacê”, controle vetorial químico na modalidade Ultra Baixo Volume (UBV), é utilizado apenas em casos emergenciais, onde há circulação viral de dengue, zika ou chikungunya em determinadas áreas. O seu uso é uma forma complementar às demais técnicas de enfrentamento à proliferação do inseto.
O inseticida mata somente mosquitos que estiverem voando no momento da aplicação. O procedimento tem como objetivo eliminar as fêmeas do Aedes aegypti infectadas.
Publicidade
LEIA MAIS: Fumacê será aplicado somente em bairros com alto índice de infestação de Aedes aegypti
A utilização do fumacê só é indicada em localidades onde existe alto índice de infestação do Aedes e transmissão continuada com casos notificados, conforme protocolos do Ministério da Saúde, repassados pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde e o Centro Estadual de Vigilância em Saúde. Para chegar a esta definição, é feita a análise de dados entomológicos e epidemiológicos (número de casos, data de sintomas, número de criadouros e ações realizadas). Por isso, as áreas selecionadas são aquelas em que os casos de dengue continuam ocorrendo, mesmo após as ações de controle mecânico (eliminação de criadouros) e controle por larvicidas biológicos.
A Prefeitura também tem investido em outras ações, como os mutirões de limpeza em diversos pontos da cidade e campanhas informativas. Dois mutirões estão previstos para o mês de maio, nos bairros Bom Jesus, dia 14, e Bom Fim, 28. Outro mutirão, de visitas e orientações, mas sem recolhimento de entulhos, ocorrerá dia 21, no Bairro Goiás.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz chega a 261 confirmações de dengue; Prefeitura fará mais fumacê
A aplicação do fumacê requer algumas precauções. Como o equipamento produz ruído, deve-se ter atenção especial com pessoas autistas durante o período da ação. Animais de estimação devem ser mantidos nos fundos ou abrigados dentro das residências pela mesma razão.
O Departamento de Vigilância e Ações em Saúde da Secretaria de Saúde (Sesa) solicita à comunidade que siga as seguintes orientações durante a passagem do carro do fumacê:
LEIA TAMBÉM: Com mais de 9 mil casos confirmados, Estado entra em alerta máximo contra a dengue
Publicidade
FIQUE ATENTO: Sábado será o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe e sarampo
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.