Com o objetivo de auxiliar no melhoramento genético do rebanho e, com isso, na renda e na produção de 11 famílias de Vale Verde, a Prefeitura concedeu incentivo na forma de disponibilização de 135 sêmens anuais das raças de bovinos Jersey e Holandês para a Associação dos Produtores de Leite e Derivados do município. O serviço de inseminação artificial também foi oferecido pela Secretaria de Agricultura, através do setor que realiza essa aplicação. O projeto do Executivo foi aprovado por unanimidade pela Câmara no ano passado, com proposição do vereador Guilherme Ubatuba (MDB).
O prefeito Carlos Gustavo Schuch (MDB) explica que a medida irá beneficiar várias pessoas diretamente, além de possibilitar a melhora no plantel dos bovinos dos associados e da renda daquelas famílias. Dados da Prefeitura referentes ao ano de 2020 demonstram que o setor leiteiro saltou duas posições no ranking e, agora, ocupa a quinta na arrecadação no setor primário, com um valor de ICMS adicionado de R$ 1.552.310,00 e retorno ao município de R$ 46.444,00 por ano.
LEIA TAMBÉM: Pesquisa gera rentabilidade no setor leiteiro
Publicidade

O casal Jaime Thiesen e Luciane Andreia Thiesen, moradores da Estrada dos Alambiques, vivem da cultura do leite. A produção mensal gira em torno de 10 mil a 18 mil litros, com um total de 35 vacas, que dispõem de uma propriedade de 19 hectares. O casal ressalta que a oferta de sêmen pela Prefeitura é de grande importância. “Recebemos um material genético de ótima qualidade, e sem custos, bem como a inseminação, que é feita pela Secretaria de Agricultura do município”, salientam.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade