Santa Cruz do Sul

Setor industrial vive expectativa pela votação das novas regras tributárias

A segunda edição da Semana da Indústria de Santa Cruz do Sul, promovida pela Associação Comercial e Industrial (ACI) junto com entidades e organizações locais e estaduais, terminou na última quinta-feira, 25, com um saldo positivo e boas reflexões sobre iniciativas voltadas ao desenvolvimento desse setor estratégico para a economia e geração de renda. Essa é a avaliação do presidente da ACI, César Cechinato, que destaca a importância de ações focadas em inovação, liderança e busca de investimentos para que empreendimentos melhorem a performance.

Entre os temas discutidos durante o evento, um em especial tem sido observado com atenção por empresários e dirigentes: a expectativa pela votação do projeto que trata da reforma tributária. O assunto esteve em pauta no Projeto Gerir, realizado pela Gazeta Grupo de Comunicações, que marcou a abertura da Semana da Indústria.

LEIA MAIS: VÍDEO: abertura da 2ª Semana da Indústria debate desafios da reindustrialização

Publicidade

O deputado federal Heitor Schuch, que é primeiro presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados, alertou para a necessidade de avançar nas discussões a respeito do assunto. Da mesma forma, o presidente da ACI salienta a importância do projeto, que está em compasso de espera.

César Cechinato: evento atingiu objetivos | Foto: Alencar da Rosa

Para Cechinato, a grande adesão do público às atividades da Semana da Indústria, tanto no Projeto Gerir quanto no Tá na Hora, foi um sinal positivo. “Tivemos público nesses eventos e como juntamos excelentes painelistas, atingimos os objetivos”, afirmou. O principal ponto do evento era evidenciar a importância da reindustrialização do País.

LEIA MAIS: Projeto Gerir abordará desafios na abertura da Semana da Indústria

Publicidade

“Primeiramente com as reformas tão necessárias e há muito tempo aguardadas”, salientou ao abordar a questão tributária. Na semana passada, o relator da reforma tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro (Progressistas-PB), confirmou que apresentará o parecer no dia 6 de junho e a votação no Plenário da Câmara ocorrerá até o final do mês.

De acordo com Cechinato, os aspectos discutidos durante a Semana da Indústria se justificam diante da relevância dessa atividade. “Em Santa Cruz, falamos sempre sobre a indústria da transformação, que representa 37% da nossa força de trabalho por carteira assinada. Então, ela tem muita importância capital.” O objetivo da ACI e das demais entidades era evidenciar a importância da indústria, apontou o presidente.

LEIA MAIS: Semana da Indústria: painéis debatem caminhos para inovar

Publicidade

Após a Semana do Meio Ambiente, que iniciou nesta segunda-feira, 29, a ACI e a comissão organizadora da Semana da Indústria vão avaliar e projetar a terceira edição. “Pretendemos reunir todos os parceiros envolvidos para avaliarmos a execução do evento passado e quem sabe já elencar temas, painéis e seminários para a Semana da Indústria do ano que vem”, adiantou Cechinato.

Para entender

Não é de hoje que os ajustes no sistema tributário brasileiro estão em debate. Instituídas na década de 1960 e modificadas com a Constituição de 1988, as regras de tributação se tornaram complexas, obsoletas e disfuncionais. Desde 1995, sucessivas tentativas de reforma tributária foram realizadas com o objetivo de se chegar a um sistema mais simplificado.

LEIA MAIS: Painel Tá na Hora indica caminhos para a reindustrialização

Publicidade

De forma prática, o que está para ser debatido novamente é a substituição de todos os tributos sobre o consumo por um imposto sobre o valor agregado, pago pelo consumidor final, cobrado de forma não cumulativa em todas as etapas da cadeia produtiva. Segundo a Câmara dos Deputados, os cinco tributos atuais sobre o consumo – IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS – seriam substituídos por um ou dois impostos sobre consumo (IBS e CBS) e por um Imposto Seletivo (IS).

Apoiadores

A 2ª Semana da Indústria de Santa Cruz foi uma realização da Federação das Indústrias do RS (Fiergs), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Federação de Entidades Empresariais do RS (Federasul), Universidade de Santa Cruz (Unisc), Sindicato das Indústrias do Vestuário de SCS (Sindivest), Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Banrisul, Origem Invest/Safra Invest, Gazeta Grupo de Comunicações e Hotel Águas Claras. O Tá na Hora tem patrocínio da BAT Brasil, BRDE, JTI, Banrisul, Philip Morris Brasil, Unimed, Universal Leaf, Unisc e Gazeta Grupo de Comunicações

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.