Em junho, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) avançou 1,2 ponto, de 49,2 para 50,4 pontos. Com o resultado, o índice cruza a linha divisória dos 50 pontos, o que demonstra uma transição da falta de confiança para a confiança no setor industrial. O resultado da pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) quebra uma sequência de três meses de falta de confiança na indústria, que aconteceu entre março e maio. Desde o início do ano vem oscilando.
O economista e presidente da Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais (Abimei), Paulo Castelo Branco, avalia que esse é um momento em que as empresas abandomam a expectativa e colocam em prática o que pretendem fazer, mas com receio. Paulo Castelo Branco enfatiza a retomada da confiança, mas entende que os investimentos ainda podem demorar um pouco, porque ações de incentivo ao setor industrial não têm sido percebidas.
LEIA MAIS: Juro alto e incerteza fazem indústria recuar; especialista explica
Publicidade
Com isso, as empresas não conseguem fazer planejamento a longo prazo. “Se conseguir ter previsibilidade para três meses, já tem que erguer as mãos para o céu”, diz. Lamenta o fato de o vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, ter anunciado processo de reindustrialização, mas nada de ordem prática ter sido efetivado.
O programa anunciado pelo governo federal para incentivar a venda de veículos é considerado insuficiente pelo economista. Exemplos podem ser percebidos com a rápida saída, representando 80% do valor disponibilizado, e o fato de que a Volkswagen deu férias em quatro plantas. Além disso, há a questão da capacidade ociosa. O Brasil tem estrutura para a produção de 5 milhões de veículos, mas no último ano não passou da metade.
LEIA TAMBÉM: Setor industrial vive expectativa pela votação das novas regras tributárias
Publicidade
Fazer as reformas tributária e administrativa é algo que pode dar mais tranquilidade para o setor industrial. Mas a proposta, na questão dos tributos, não pode sofrer alteração para atender a interesses corporativos, sob pena de ficar inócua.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.