As exportações da indústria de transformação do Rio Grande do Sul somaram 1,4 bilhão de dólares em março, valor 43,8% maior em relação ao mesmo mês de 2021, quando alcançaram 1 bilhão de dólares. Considerando essa expansão, as vendas externas industriais chegaram a 16 altas consecutivas desde dezembro de 2020. No primeiro trimestre desse ano, as exportações industriais somaram 3,9 bilhões de dólares, crescimento de 42,3% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Pela análise de março, entre os 24 segmentos exportadores da indústria gaúcha, 19 assinalaram acréscimo das exportações no comparativo com o mesmo mês de 2021. Entre as principais influências setoriais que contribuíram para o resultado global do mês estão as elevações em Alimentos, Químicos, Máquinas e equipamentos, Celulose e papel, Tabaco e Coque e derivados do petróleo. Alimentos foi o segmento que mais cresceu em termos de valor exportado, embarcando 188,8 milhões de dólares a mais em mercadorias em relação a março de 2021 (+63,7%). O resultado se deve, principalmente, pelos incrementos interanuais das vendas de óleo de soja para a Índia e farelo de soja para Espanha, Coreia do Sul, Indonésia e França.
Com elevação de 53,1% nas vendas, o setor de Químicos ficou na segunda colocação entre aqueles que mais exportaram em março. O segmento acumula 14 meses de altas seguidas na comparação anual. Os maiores embarques para os Estados Unidos, com acréscimo de 30,8 milhões de dólares ante março de 2021, determinaram esse resultado. Tabaco foi o terceiro maior exportador no mês, somando 143 milhões de dólares, expansão de 26% sobre março de 2021. A Bélgica foi o principal destino das exportações do setor, comprando 38,7 milhões de dólares em mercadorias. No entanto, o crescimento das exportações do setor para a China em mais 30 milhões de dólares, justificaram a expansão no mês.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade
This website uses cookies.