Entre janeiro e setembro, 1.120 postos de trabalho com carteira assinada foram criados no setor de serviços em Santa Cruz do Sul, resultado de 6.717 admissões e 5.597 demissões. Os dados do Novo Caged, do Ministério da Economia, consolidam o segmento como o principal puxador da retomada da empregabilidade após a fase mais aguda da pandemia.
Em 2020, quando tiveram início as restrições de circulação em função da Covid-19, 562 empregos foram fechados no município no setor de serviços. A perda, porém, foi integralmente recuperada já em 2021, marcado pela reabertura gradual da economia, quando 745 vagas foram criadas. Os números deste ano até agora mostram que a tendência positiva se mantém.
LEIA TAMBÉM: Procurando emprego? Confira as vagas que vão estar disponíveis no Sine de Santa Cruz nesta quarta
Publicidade
Setores como comércio e construção também têm saldos positivos até agora, mas bem inferiores. Já a indústria segue com o maior saldo, porém fortemente baseado nas contratações de trabalhadores temporários pelas empresas de tabaco. O setor agropecuário é o único com mais desligamentos do que contratações, o que também reflete a sazonalidade na fumicultura.
No caso dos serviços, os dados do Caged mostram que, entre as áreas que mais empregaram neste ano, estão escolas de Educação Infantil (que geraram mais de 350 vagas), cursos preparatórios para concursos e transporte rodoviário de passageiros, por exemplo. Isso é reflexo direto do retorno das atividades econômicas. Outras áreas sofreram impactos de investimentos específicos, como a instalação da sede administrativa da Rota de Santa Maria, concessionária da RSC-287.
A atividade de alojamento, que foi uma das mais afetadas pelas restrições, também tem saldo positivo acumulado, mas pequeno. Na contramão, o ramo de alimentação tem saldo ligeiramente negativo até agora.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Fim de ano deve ampliar contratações em até 15%
Os números revelam que a maior parte das vagas criadas no setor de serviços foi ocupada por mulheres, jovens na faixa de 18 a 24 anos e com Ensino Médio completo. Em compensação, analfabetos e pessoas com mais de 65 anos perderam espaço no segmento.
Resultado superior ao pré-pandemia
Em todo o Brasil, o setor de serviços cresceu 0,9% em setembro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o quinto resultado positivo consecutivo e está 11,8% acima do nível de fevereiro de 2020.
Publicidade
Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI), César Cechinato, em outros municípios com perfil econômico semelhante ao de Santa Cruz, como Bento Gonçalves, na Serra, os números também indicam um crescimento do setor de serviços superior ao da indústria. Isso, na sua avaliação, reflete a melhora do ambiente econômico e o relaxamento das restrições. “As pessoas voltaram a demandar serviços, a consumir, a sair e se divertir. Os eventos estão todos com número de participantes superior ao do período anterior à pandemia.”
De acordo com Cechinato, a manutenção da empregabilidade dependerá da atração de investimentos nos próximos meses. Para isso, é preciso que os empresários percebam indicativos de previsibilidade e segurança jurídica do novo governo. “Sensibilidade social e responsabilidade fiscal não são excludentes. A melhoria do ambiente social é proporcionada, no médio e longo prazo, pela responsabilidade fiscal”, avaliou.
No geral, o saldo da geração de empregos em Santa Cruz nos primeiros nove meses do ano é de 2.799 vagas. O número, porém, deve cair até o fim do ano, com os desligamentos dos safreiros na indústria de tabaco. Por outro lado, as contratações de temporários no comércio para as compras de Natal devem provocar uma nova demanda.
Publicidade
Em 2021, 1.347 empregos foram criados no município. Isso significa que a empregabilidade, ainda no ano passado, já estava em um nível superior ao pré-pandemia, já que em 2020 foram fechadas 740 vagas.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade