Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Setor da construção civil projeta ano mais estável e conclusão de empreendimentos

Residencial Aurora é um dos empreendimentos da Zagonel em Santa Cruz do Sul

Santa Cruz do Sul vive, ano após ano, uma expansão importante no setor da construção civil. Loteamentos, prédios e demais empreendimentos chegam a bairros antes pouco conhecidos, formando novos espaços de convivência, moradia e lazer e fazendo surgir comércios. São ciclos que se alimentam e, por isso, o mercado imobiliário é um dos que fomentam o desenvolvimento econômico da região do Vale do Rio Pardo.

Foram quase dois anos de difíceis negociações, além de enfrentar a escassez de mão de obra qualificada e o aumento no custo dos insumos. Mesmo após certa estabilização desse mercado, os impactos da pandemia ainda são sentidos porque algumas pessoas ainda estão inseguras para investir em imóveis. Contudo, de uma forma geral, a expectativa é positiva para 2022 no setor, com a inauguração e o lançamento de importantes empreendimentos no município.

Mercado imobiliário

Publicidade

Os primeiros meses da pandemia de Covid-19, em 2020, foram os mais complicados para o mercado imobiliário. Naquele período, além da paralisação da economia, houve a retração nas intermediações imobiliárias, marcada por negociações entre inquilinos e proprietários no setor de locação. Contudo, depois de passado o período mais complexo, foi hora de evoluir. “O ano de 2021 foi de crescimento no mercado imobiliário. Mesmo ainda convivendo com a pandemia, o mercado reagiu bastante”, comenta o presidente da Sociedade das Empresas Imobiliárias de Santa Cruz do Sul (Seisc), Flávio Bender.

O empresário destaca que foi um ano de diversos lançamentos, tanto em construções quanto em loteamentos e condomínios. “Acreditamos na continuidade deste aquecimento, mesmo sabendo que o ano eleitoral e a alta da Selic são fatores que podem modificar isso. As expectativas são muito boas e acreditamos que teremos novamente um ano com o mercado imobiliário aquecido”, salienta Bender.

Lisaruth Open Mall

Publicidade

Um dos empreendimentos mais esperados em Santa Cruz do Sul é o Lisaruth Open Mall, da Vargas Construções e Incorporações. O prédio, que está sendo erguido junto ao viaduto Fritz e Frida, deve ser concluído em dezembro de 2022, conforme o diretor da empresa, Clécio Vargas. Ainda no próximo ano, a construtora, que atua com empreendimentos residenciais e comerciais, vai iniciar as obras do Edifício Brandenburg, na Avenida Independência, próximo à Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).


Previsão é de que obra do Lisaruth Open Mall seja concluída em dezembro de 2022 | Alencar da Rosa

De acordo com Vargas, o prédio terá quatro lojas e 58 apartamentos. Ele também acredita que em 2022 haverá maior disponibilidade de mão de obra em comparação a este ano, bem como mais facilidade para compra de materiais e maior estabilidade de preços.  Será um bom ano para as vendas, segundo o empresário. “A expectativa é bem positiva. Acho que nosso empreendimento foi bem planejado e deverá ter uma boa aceitação por parte do mercado”, ressalta.

Investimento seguro

Publicidade

José Zagonel, diretor e fundador da Construtora Zagonel, projeta um 2022 melhor. “Em termos de entregas, 2021 foi atípico, pois concluímos somente uma torre do empreendimento Aurora em Santa Cruz do Sul, com 56 unidades, principalmente em função de problemas causados pela pandemia. Já para 2022 estão previstas as entregas de sete prédios.” Segundo Zagonel, três desses são em Santa Cruz do Sul – blocos A e C do Aurora, com 136 unidades, e o NEO, com 32 unidades.

A empresa também prevê, para 2022, o lançamento e o início das obras de dois empreendimentos em Santa Cruz: o Urban, na Epitácio Pessoa, com 130 apartamentos; e o Vita, na Rua Marechal Floriano, com 60 unidades. Com relação ao fornecimento de materiais, Zagonel acredita que haverá uma normalização. Porém, em relação aos preços, a perspectiva é de que continuem elevados.

Na avaliação do diretor, os imóveis, além de servirem como lar ou para instalação de negócios, continuarão sendo uma das opções de investimento mais seguras e rentáveis. “Acreditamos que continuará sendo um bom momento para os compradores, uma vez que não conseguimos repassar aos nossos imóveis os aumentos, em grande parte abusivos, dos insumos de construção”, salienta.

Publicidade

Movimentar a economia

Com um conceito inovador de construção, focado em atender a demandas de vendas em loteamentos, a Construtora Casa Nova concluiu em 2021 o Parque das Palmeiras, situado em Linha Santa Cruz. Além disso, a empresa atua em outros municípios, como Santa Maria. Para o próximo ano, segundo o engenheiro civil da empresa, Gustavo Etges, estão previstos outros lançamentos, como o Loteamento Jardim Bela Vista, Loteamento Mirante do Vale e Loteamento Sol Poente, todos em Santa Cruz do Sul.


Construtora Casa Nova finalizou o Parque das Palmeiras, localizado em Linha Santa Cruz

De acordo com o profissional, a Casa Nova pretende continuar investindo nos lançamentos de novos loteamentos em Santa Cruz do Sul, mas também vislumbra a expansão do mercado em outras cidades, como Santa Maria e Gramado. “A expectativa é de movimentar a economia com lançamentos e condições de pagamento facilitadas. Um exemplo, neste ano, foi o sucesso de vendas do Parque das Palmeiras, com condições inéditas para pagamento”, comenta.

Publicidade

Pandemia ainda impacta

As nuances de sentimentos causados pela pandemia ainda perduram, mesmo que agora o mercado comece a retomar o ritmo. João Dick, proprietário da João Dick Empreendimentos, observa uma mudança nos receios, o que impacta na venda de imóveis. “Em 2020, as pessoas queriam resolver suas vidas, pelo medo da morte. Hoje, o medo é que a pessoa não consiga pagar a conta. Isso acaba fazendo com que a tomada de decisão seja mais lenta.” A empresa concluiu, em 2021, os prédios 2 e 3 do Parque Europa, com 72 apartamentos.

Prédios 2 e 3 do empreendimento Parque Europa foram concluídos ao longo de 2021 | Alencar da Rosa

Em 2022, estarão em execução os prédios 1, 2 e 3 do Parque das Nascentes. Também no próximo ano a empresa fará o lançamento de um condomínio fechado no Jardim Europa. A expectativa, para Dick, é que em 2022 as vendas aumentem. Mas ele acredita que a melhora vem mesmo em 2023. “Já vai ter passado a eleição e, independente de quem ganhar, haverá um aquecimento.” O empresário salienta que, em 2022, outro fator deve ser observado. “Será bom para comprar porque o aumento dos imóveis não acompanhou o aumento dos custos da construção civil.”

Delta projeta aumento no faturamento

A Delta Projeto e Obra trabalha com construções para investidores no sistema Build to Suit (BTS), que, traduzindo para o português, significa “construído para servir“. O engenheiro civil Silvio José Kist, sócio-diretor da empresa, diz acreditar que para a construção civil, 2022 deve ser um ano estável ou até melhor do que se imagina, baseado nos projetos em andamento e nos contatos feitos para futuras demandas.

“Atravessada a pior fase da pandemia, que resultou, além dos efeitos trágicos na saúde do povo brasileiro, na estagnação da economia em geral no País, observa-se agora um gradual aquecimento no ramo da construção civil.” Para Kist, em Santa Cruz do Sul, a escassez de mão de obra qualificada para contratos formais é um obstáculo. “É visível a movimentação de obras, tanto no setor residencial, com mão de obra na maioria das vezes informal, como de investidores em obras de médio e grande porte, tanto no comércio como na indústria.”

Silvio José Kist explica que a Delta trabalha com BTS

A Delta tem em seu currículo construções como o prédio da Polícia Federal, a nova sede da Justiça Federal e o Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania da Zona Sul. O engenheiro civil observa que o setor deve ser impactado porque, nos últimos meses, o governo federal tem liberado verbas para licitações públicas no ramo da construção civil. “Nossa previsão, em função desses parâmetros, é de um aumento em torno de 30% a 35% no faturamento de 2022, comparado a este ano que se encerra”, afirma.

Ano foi de novidades para a Vêneto

A Vêneto Empreendimentos Imobiliários concluiu duas obras em 2021 e vai finalizar mais três no ano que está por vir. Além disso, serão lançados três prédios residenciais em 2022, ano que é esperado com entusiasmo pela empresa. De acordo com o diretor, Astor José Grüner, é positiva a expectativa no mercado das incorporações. “2021 foi de muita oscilação, com meses de boas vendas e meses de vendas baixas. Espera-se que haja maior estabilidade em 2022.”

Prédio Vicenzzo Vêneto foi concluído neste ano | Alencar da Rosa

Em 2021, os empreendimentos concluídos foram o Vicenzzo Vêneto, com 22 apartamentos (dois por pavimento), e o Parque Europa, com três prédios e o total de 72 apartamentos. Devem estar prontos em 2022 o Vêneto Medical Center, com 72 salas comerciais destinadas para a área da saúde; o Residencial Via Del Pini, com 70; e o Vêneto Office Center, com uma loja e dez salas comerciais. Também em 2022 a empresa quer lançar dois prédios residenciais, um com 34 apartamentos e outro com 35.

Já lançado em vendas, há também o prédio residencial Maggiore Vêneto, com 22 apartamentos, um por andar. Em relação à oferta de mão de obra e de materiais, a expectativa, segundo Grüner, é de que continue a dificuldade de contratação de pessoas qualificadas. “Quanto aos materiais, a tendência é que se consiga melhorar os prazos de entrega; e quanto aos preços, já houve pequena melhora e a expectativa é de mais alguma redução. No entanto, não devem mais voltar ao patamar de antes da pandemia.”

Modernidade e conforto no Portofino

Entre os empreendimentos de alto padrão que se destacam na paisagem de Santa Cruz do Sul está o Portofino. O prédio se encontra em fase de obras e traz uma proposta exclusiva no segmento. São sete residências, uma por andar, que apresentam diferenciais em torno da segurança, da funcionalidade e da conveniência para os moradores.

Localizado na Rua Conselheiro Augusto Hennig, no Bairro Higienópolis, o projeto é o primeiro da Intercontinental Incorporadora, que está em atividade desde 2015. Assinado pelos arquitetos Milton Keller e Ana Baumhardt, do Escritório Arquitetura Contemporânea, o Portofino tem apartamentos com área privativa a partir de 247 metros quadrados e três suítes – na cobertura duplex de 435 metros quadrados, são quatro.

Prédio Portofino é destaque da Intercontinental

O empreendimento também conta com tecnologias em torno da automação e da sustentabilidade, como gerador de energia, e as amplas esquadrias que privilegiam a insolação e a ventilação natural, entre outros aspectos. Ao lançar o projeto, a Intercontinental Incorporadora destacou que tudo foi pensado para valorizar o estilo de vida contemporâneo, primando pelo conforto no dia a dia. Além da estrutura do prédio, a localização em uma área nobre e os serviços disponíveis no entorno também foram levados em conta para a obra.

Rosacruz investe no centro de Santa Cruz

Em 2021, a Rosacruz Incorporadora lançou o Gaia Premium, empreendimento na Rua Borges de Medeiros. Em 2020 foi lançado o Gaudí, prédio também localizado na área central, que já conta com 70% dos apartamentos vendidos. No primeiro semestre de 2022, o CEO da Rosacruz, ​​Ricardo Franck, diz que será entregue o Unic Smart Home, empreendimento totalmente automatizado no centro de Santa Cruz, com 42 apartamentos de um dormitório.

Os planos para o próximo ano são os melhores, com lançamentos. Franck destaca que a Rosacruz tem alcançado um crescimento sólido e sustentável, “tendo como princípio a melhoria contínua na qualidade de vida das pessoas, agregando valor aos seus produtos e serviços e primando por estabelecer uma relação de empatia, transparência, ética e responsabilidade com a sociedade”.

Gaia fica na Rua Borges de Medeiros, no Centro

Depois da oscilação registrada em 2020 e 2021, Franck crê na estabilização em 2022. “Para a retomada do crescimento econômico, a construção civil é o caminho com maior velocidade de resposta. Considerando que terá o melhor índice de valorização hoje no mercado de ativos, com certeza é a opção mais segura e rentável e que trará melhores resultados financeiros para os investidores e consumidores.” Franck acrescenta que acredita no aquecimento das vendas de imóveis, principalmente no Centro. “É a região mais segura e rentável para se investir em imóveis em Santa Cruz do Sul.”

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.