Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MUITA ÁGUA

Setembro já é o terceiro mês mais chuvoso da história em Santa Cruz

Foto: Alencar da Rosa

Setembro fecha nesta sexta-feira a primeira quinzena, mas já é um dos períodos com maior chuva no município. Os dados climatológicos em Santa Cruz começaram a ser registrados em 1914, quando o Ministério da Agricultura instalou uma estação meteorológica na região perto do Parque da Oktoberfest. O atual mês já acumula 421 milímetros de precipitação na zona urbana enquanto a média esperada é de 182 milímetros.

LEIA TAMBÉM: Moradores do Bairro Várzea voltam para casa

Isso já consolida setembro como o terceiro mês com mais chuva em Santa Cruz em 109 anos de registros oficiais. Como ainda existe previsão de mais instabilidade até o dia 30, a tendência é de que esse registro ainda tenha incremento. O mês mais chuvoso no município foi abril de 1941, que teve 464 milímetros. Em segundo lugar, aparece outubro de 2015, que chegou aos 451 milímetros. Até então, o terceiro lugar pertencia a setembro de 1926, quando houve o registro de 415,8 milímetros na zona urbana de Santa Cruz.

Publicidade

O cenário de instabilidade consolida a previsão feita pela MetSul Meteorologia ainda no primeiro semestre. Na época, os profissionais já alertaram sobre uma ocorrência forte do fenômeno El Niño. Por causa do aquecimento das águas do Oceano Pacífico, as chuvas se tornam mais frequentes no Rio Grande do Sul.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.