ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Setembro já é o mês mais chuvoso da história em Santa Cruz; veja a previsão para os próximos dias

Setembro ainda não terminou, mas já entra para a história climatológica no município. Nunca houve tanta chuva em Santa Cruz quanto neste mês. Dados parciais, entre o dia 1º e esta segunda-feira, 25, mostram que o acumulado supera os 510 milímetros na zona urbana. O número é de uma estação meteorológica automática particular, localizada em Linha João Alves.

A tendência é de que o volume de chuva fique ainda maior em setembro. Os modelos de previsão apontam para mais instabilidade no decorrer dos próximos dias (confira a previsão do tempo abaixo). O mês com maior quantidade de chuva em Santa Cruz tinha sido em abril de 1941. Naquele período, o Rio Grande do Sul enfrentou uma das maiores enchentes da história, com alagamento em diversos municípios. Na época, a precipitação chegou a 462 milímetros na cidade. Até então, era o mês mais chuvoso na história desde que começaram os registros diários das condições do tempo em Santa Cruz, em 1914.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Temporal transforma o dia em noite em Santa Cruz

Publicidade

O volume atual é praticamente metade do esperado para todo o ano. Entre janeiro e dezembro, a soma da média histórica mensal projetava chuva acumulada na casa dos 1.021 milímetros em Santa Cruz. Em 2023, de janeiro até agosto, esse número já chegava aos 1.022 milímetros. Isso equivale a 1.022 litros de água em cada metro quadrado de solo.

O cenário é resultado do forte El Niño que atinge o Rio Grande do Sul. Com o aquecimento das águas do Oceano Pacífico, ocorre mais evaporação. O resultado é a formação de nuvens mais carregadas e a intensificação da chuva em parte da Argentina, Uruguai e no Sul do Brasil. Como historicamente outubro é o mês com mais precipitação em Santa Cruz e o quadro é de permanência do El Niño até o fim do ano, os meteorologistas projetam que a chuva vai continuar acima da média, o que deve favorecer problemas como chuva intensa, grandes acumulados, temporais e cheia de rios e arroios ao longo da primavera.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Primavera deve ser chuvosa e abafada no Sul; veja a previsão

Publicidade

Semana tem elevado risco de temporais

Mesmo com o começo da primavera no último sábado, 23, esta semana ainda terá cara de inverno em Santa Cruz do Sul. A chuva permanece até quarta-feira, com temperaturas não passando dos 20 graus. As máximas sobem apenas a partir de sexta, quando chegam a 24 graus. Já os termômetros devem registrar bastante frio durante quarta e quinta, com mínimas de 8 e 7 graus, respectivamente. O final de semana deverá ser sem chuva e com temperaturas amenas, variando entre 11 e 24 graus.

A maior preocupação é com a terça-feira, 26. A formação de um ciclone vai impulsionar o desenvolvimento de grandes nuvens com tempestades sobre o Vale do Rio Pardo. A MetSul Meteorologia alerta que é elevado o risco de chuva excessiva, raios, vento forte e queda de granizo ao longo do dia. O quadro pode trazer alagamentos em diversos pontos em Santa Cruz e na região.

Publicidade

A chuva ainda deve continuar na quarta, 27, mas com menor intensidade. A boa notícia é que a instabilidade se afasta e o Vale do Rio Pardo deve ter uma sequência de tempo sem instabilidade e até com boas aberturas de Sol a partir da quinta-feira, 28.

Publicidade

Veja a previsão do tempo para a semana em Santa Cruz*:

*A previsão do tempo pode mudar a qualquer momento, sem aviso prévio.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta