A chegada a setembro (com, como de praxe, gradativa elevação da temperatura à saída do inverno, em aproximação com a primavera e o renascer da natureza) promove uma efervescência na agenda social, econômica e cultural. Têm sido dias de compromissos variados, em ambiente próximo e nem tão próximo assim. Se para a sociedade significa programação eclética, para a nossa equipe, como é de característica no universo das comunicações, isso se traduz em mais responsabilidade e em esforço redobrado para informar e repercutir.
Nesta semana, a última de agosto, por exemplo, em todas as nossas editorias os profissionais se movimentaram em três turnos para acompanhar os compromissos. E, novamente como é de compreender na imprensa, não se trata de dar atenção a uma ou outra área: numa comunidade, há muitas coisas ocorrendo em simultâneo, e todas são importantes, dignas de serem noticiadas e reverberadas para a coletividade. Saúde, educação, esportes, segurança, lazer, cultura, infraestrutura, mobilidade, agronegócio e indústria, tudo merece respeito.
Assim, o jornalista Marcio Souza e o fotógrafo Rodrigo Sales estiveram na Expointer, em Esteio, para ali, em meio a tantos atrativos, acompanhar a divulgação do relatório referente às audiências públicas em preparação à 10ª Conferência das Partes (COP 10) da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, que ocorrerá no Paraná, em novembro. Já o colega Iuri Fardin compartilha, em reportagem especial, parcela do que viu em Mossoró, no Rio Grande do Norte, onde esteve na semana anterior, prestigiando a 30ª Expofruit. Em nova reportagem de nossa série Rumo aos 200 anos da Imigração Alemã, o entrevistado é o historiador Juvêncio Saldanha Lemos, ex-comandante do extinto 8º Batalhão de Infantaria Motorizado (8º BIMtz).
Publicidade
E, uma vez que ingressamos em setembro, e nos aproximamos do Dia da Independência, em outra matéria, repercutimos a abertura da Semana da Pátria nessa sexta-feira, 1º, na qual, afinal, um colaborador da Gazeta do Sul, José Alberto Wenzel, nosso colunista, é personalidade homenageada. Com plena justiça! O Wenzel que, nesta edição, assina a sua tradicional seção. E não menos apelo de leitura terá a reportagem especial que o colega Cristiano Silva, editor de Polícia, assina, sobre a Operação Astúcia. Tudo o que envolve a área de segurança sempre requer máxima atenção.
Entre dezenas de assuntos, não se pode esquecer de um dos grandes acontecimentos do ano na agenda artística. A jornalista Caroline Garske traduz, com emoção, o que ela viu (e ouviu) durante o antológico show da banda Paralamas (do Sucesso) na noite da última quinta-feira, 31, no auditório da Unisc. Há muito a repercutir. E muito a conferir, uma vez mais, neste belo final de semana que aí está. Boa leitura, e bom fíndi!
LEIA MAIS TEXTOS DE ROMAR BELING
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!