Até esta quinta-feira, 9, sete em cada dez gaúchos já completaram a imunização contra a Covid-19. Segundo o Painel de Acompanhamento Vacinal da Secretaria da Saúde, 70% da população em geral do Estado recebeu a segunda dose. Os números correspondem a 87% da população adulta e 82% da população vacinável, que inclui os adolescentes.
Apesar do número de adultos imunizados com a primeira dose chegar a 95,7% e se manter acima daqueles com o esquema vacinal completo, a distância entre os dois grupos foi reduzida. Em 9 de novembro, 95,1% tinham a dose inicial e 82,8%, a segunda. Em um mês, a diferença entre ambos caiu de 12,3% para 8,7%.
LEIA MAIS: Dose de reforço da Janssen estará disponível em Santa Cruz a partir desta sexta
Publicidade
Nas últimas semanas, a Secretaria da Saúde (SES), junto com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), apoiou estratégias para incentivar as pessoas que ainda não haviam recebido a segunda dose a se vacinar. O esforço incluiu uma sondagem entre os municípios para conhecer sugestões de como incrementar a imunização e a oferta da vacina em locais e horários alternativos.
Um levantamento realizado pela Secretaria da Saúde em novembro mostrou que 92% dos óbitos por Covid-19 no Estado, na faixa etária até 39 anos, ocorreram com pessoas sem o esquema vacinal completo. Entre idosos, 99% das mortes pela doença foram de pessoas sem a dose de reforço. Os dados alertam para que a população continue buscando o esquema básico de duas doses e para que as pessoas acima de 60 anos busquem a terceira.
LEIA MAIS: A partir de sábado, não vacinados que chegarem ao Brasil deverão cumprir quarentena
Publicidade
Entre os jovens de 12 a 17, 30,7% já tomaram a segunda dose. O grupo foi o último a começar a ser imunizado. Adolescentes com alguma comorbidade receberam a primeira dose em julho e os demais, a partir de setembro. Isso faz com que os percentuais sejam mais baixos do que entre a população em geral. No caso da primeira dose, são 81,8% de vacinados.
Novos envios
Nesta quinta-feira, 9, a Secretaria da Saúde distribuiu vacinas da Janssen que chegaram ao Estado nessa quarta-feira, 8, além de doses de Pfizer e Astrazeneca que estavam na reserva.
Publicidade
LEIA MAIS: OMS diz que proteção das vacinas contra Covid-19 é de seis meses
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.