Informações sobre a unidade do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), que deve ser instalada em Santa Cruz do Sul, foram repassadas ao Conselho Municipal de Trânsito (CMT), em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 8, nas dependências da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmob). Participaram o presidente do Conselho, Sérgio Machado, e integrantes do órgão, além do titular da Sesmob, Valmir José dos Reis, e servidores da pasta.
O Sest/Senat está em fase de construção da sede em Santa Cruz do Sul – uma unidade operacional de tipologia DN que deve ser edificada na localidade de Linha Pinheiral, às margens da RSC-287, em terreno cedido pela Prefeitura. O gerente da unidade da instituição em Lajeado, Luciano Fontana, participou da reunião a convite do conselho e apresentou os serviços que deverão ser disponibilizados no município aos trabalhadores do transporte e seus dependentes.
LEIA MAIS: Avança a licitação para a construção da unidade do Sest/Senat em Santa Cruz
Publicidade
Ele destacou que, além de todos os atendimentos em saúde que o Sest/Senat oferece – odontologia, psicologia, fisioterapia, nutrição, esporte e lazer -, devem ser trazidas para Santa Cruz do Sul capacitações regulamentadas pelo Detran e cursos livres para gestão de empresas. Formação de motoristas para o transporte escolar, cargas perigosas e serviços de emergências são alguns exemplos. Todos são disponibilizados gratuitamente aos trabalhadores do transporte devidamente regulamentados e descontos são oferecidos aos dependentes.
De acordo com o presidente do CMT, a vinda do Sest/Senat para Santa Cruz do Sul é muito aguardada por trabalhadores e empresas do ramo dos transportes, pelas melhores oportunidades de qualificação profissional que poderão ser ofertadas aos motoristas dos setores público e privado.
LEIA MAIS: Obras de unidade do Sest/Senat em Santa Cruz devem iniciar no segundo semestre
Publicidade
O edital para contratação da empresa que fará a construção da obra já foi lançado e os envelopes com propostas devem ser entregues até o dia 18 de agosto. Depois de definida a construtora licitada, a previsão é de que a unidade possa abrir as portas em até dois anos e meio. Mais informações sobre o processo licitatório podem ser consultadas no site.
Durante a reunião, o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana repassou ao Conselho Municipal de Trânsito informações sobre obras e serviços que estão sendo realizados pela Prefeitura para melhor atender aos anseios da população no que se refere à mobilidade urbana. Sobre o viaduto do Arroio Grande, que será construído no entroncamento das avenidas Deputado Euclydes Kliemann e Presidente Castelo Branco, Reis informou que as rotas para desviar da obra estão sinalizadas no entorno do local e que materiais informativos sobre as vias alternativas ainda serão reforçados nos próximos dias para garantir a tranquilidade e a segurança de quem se desloca entre o Centro e a Zona Sul da cidade.
LEIA MAIS: Sest/Senat deve ter unidade pronta em 2 anos
Publicidade
O secretário comunicou também que obras estão sendo encaminhadas pela Prefeitura para melhorar a trafegabilidade no Bairro Linha Santa Cruz e falou sobre a construção de uma ciclovia com caminhódromo prevista para a Avenida Léo Kraether.
Além disso, Reis adiantou dados do transporte coletivo urbano, que teve aumento considerável no número de usuários depois da implementação de iniciativas de modernização do sistema – informações que serão detalhadas pela Sesmob nesta quinta-feira, 10, em balanço mensal do Programa Aferir que acontecerá a partir das 9 horas no auditório da Procuradoria-Geral do Município.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.