A unidade santa-cruzense do Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) deve ficar pronta em dois anos. A estimativa é de Luciano Fontana, gerente operacional da unidade de Lajeado. Depois de pronto, o local vai oferecer diversos serviços de saúde e qualificação profissional para os trabalhadores de empresas do ramo e autônomos do transporte, bem como a seus dependentes.
Em 2020, o então prefeito Telmo Kirst doou um terreno de 8,2 mil metros quadrados, localizado em Pinheiral, para a instalação do novo complexo. Atualmente o processo está na fase de obtenção das licenças para início das obras. Conforme Fontana, o tamanho da área permite a construção de um prédio de 2 mil metros quadrados, o suficiente para que seja classificado com o nível DN – a maior na escala. Com isso, a capacidade será de até 53 mil atendimentos anuais.
LEIA MAIS: Prefeitura de Santa Cruz doa área para construção de unidade do Sest/Senat
“É uma oferta bem significativa, tanto para o segmento do transporte como para a comunidade”, afirmou Fontana em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9. No âmbito da saúde, serão oferecidos inicialmente serviços de odontologia, fisioterapia, psicologia e nutrição. Em relação à qualificação, estarão disponíveis capacitações de gestão, programa Jovem Aprendiz e cursos para transportadores com o objetivo de atender às demandas do Detran/RS. No que diz respeito à qualidade de vida, a assistência inclui ginástica laboral e diversas atividades esportivas.
Publicidade
O início das obras sofreu atrasos em função da pandemia e questões burocráticas. Uma delas é a construção do acesso à nova unidade pela RSC-287, que havia sido solicitado à Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e agora foi novamente requerido à Rota de Santa Maria, a nova concessionária. Fontana explica que esses trâmites levam semanas ou até meses. Ainda assim, a previsão é de que os trabalhos comecem ainda neste ano.
LEIA TAMBÉM: Empresa investirá R$ 10 milhões em Santa Cruz
Outro ponto destacado pelo gerente operacional é que a comunidade ainda usufrui pouco dos serviços prestados pelas instituições. Como os transportadores viajam constantemente, podem procurar atendimento em todas as unidades existentes no Brasil, desde que com cadastro atualizado.
Publicidade
Depois de pronta, a unidade de Santa Cruz do Sul deve abrir 35 vagas diretas de emprego. Serão contratados funcionários para a parte administrativa e de gestão, instrutores e profissionais para atender em todas as demais áreas citadas. O investimento no município é de R$ 25 milhões e deve beneficiar cerca de 40 mil pessoas em toda a região do Vale do Rio Pardo.
LEIA TAMBÉM: Banco do Povo atenderá os aprovados pelo Badesul no projeto Juro Zero
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.