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Santa Cruz do Sul

Servidores da Saúde respondem pesquisa de satisfação técnico-profissional

Após a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul realizar uma pesquisa de opinião com os usuários do Sistema Único de Saúde, a fim de colher críticas e sugestões para aperfeiçoar os serviços, chegou a vez dos colaboradores também serem ouvidos. Está em fase final a aplicação dos questionários da Pesquisa de Satisfação Técnico-Profissional abrangendo 734 funcionários, desde serventes até profissionais médicos.

O preenchimento dos formulários não é obrigatório e nem requer a identificação do servidor, mas o secretário da pasta, Henrique Hermany, ressalta a importância da participação de todos no processo. “Colhendo informações e sugestões daqueles que atuam em contato direto com a população, estamos promovendo uma gestão participativa na área da saúde, onde não apenas o usuário, mas também o trabalhador poderá auxiliar para qualificar ainda mais a prestação de serviços à comunidade”, avaliou. Com mais esta etapa concluída, e de posse dos resultados, a Secretaria Municipal de Saúde fará um planejamento, prevendo ações que serão incluídas no orçamento de 2016.

Como explica a coordenadora do Departamento de Recursos Humanos da secretaria, Isabel Michels, funcionária da prefeitura há 12 anos, a ideia de realizar a sondagem partiu da constatação de que os servidores queriam ser ouvidos em suas necessidades. “De modo informal, eles vinham, encostavam aqui no balcão e começavam a falar. Fomos percebendo a necessidade que eles tinham de ser ouvidos”, disse.

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Isabel chama atenção também para a sobrecarga que o profissional de saúde, especialmente aquele que lida diretamente com o público, precisa suportar no dia a dia. “São pessoas que lidam todos os dias com o sofrimento dos outros, com carências, fragilidades, enfim, com situações altamente estressantes. Tudo recai sobre o trabalhador e aí, como fica a saúde de quem trabalha com saúde?”, questiona.

Os formulários distribuídos entre os funcionários abordaram questões relacionadas à avaliação do atendimento prestado aos usuários na unidade onde o profissional atua; necessidade ou não de adequações no espaço físico, demandas mais urgentes, pontos positivos e negativos do atendimento, resolutividade e outros aspectos.

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