O funcionário público Luciano André Schuck teve uma surpresa ao revirar algumas caixas com documentos antigos do seu avô João Maurício Schuck: encontrou, em meio à papelada desgastada pelo tempo, um livrinho de cor parda com a inscrição: “Lei Orgânica do Município de Santa Cruz”.
Não imaginou, porém, que havia encontrado uma relíquia. No dia seguinte, ao chegar à Secretaria Municipal de Obras, onde trabalha há 21 anos como torneiro, Schuck mostrou o exemplar ao secretário Edmar Hermany. Este surpreendeu-se com o material e perguntou onde ele havia encontrado. “Nas caixas do meu falecido avô”, respondeu.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: santa-cruzense coleciona placas e relíquias no quiosque de casa
Publicidade
O secretário examinou o conteúdo e logo imaginou que pudesse se tratar de algo raro. Como presidente do Legislativo na última revisão da Lei Orgânica, em 1990, Hermany tratou de fazer chegar o livro à Câmara de Vereadores para ver se não havia nenhum exemplar lá. Dito e feito: é uma cópia provavelmente única, datada de 26 de fevereiro de 1936, promulgada pelo então prefeito Oscar Rafael Jost. A última versão impressa existente em arquivo é de 1948.
Schuck conta que ficou muito feliz por encontrar uma peça tão rara. O avô João Maurício, falecido em abril de 1980, era agricultor e um dos precursores do Curtume Schuck, que posteriormente foi vendido para a família Hoppe. “Ainda vou seguir avaliando os demais documentos que estão na caixa. Acho que vamos encontrar mais coisas boas ali em relação à história da cidade. Poderemos ter novas surpresas, porque o avô guardava muitos documentos antigos”, observa.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.