Categories: Geral

Servidor do Ministério da Agricultura é preso por corrupção em Lajeado

A prisão de um servidor do Ministério da Agricultura na cidade de Lajeado, no Vale do Taquari, foi confirmada pela Polícia Civil na manhã desta quarta-feira, 17. A ação ocorreu durante uma operação contra a fraude no leite na região. Conforme a polícia, funcionários do órgão faziam vistas grossas à fiscalização nas indústrias do Vale. Os servidores, por sua vez, não verificavam se o leite e seus derivados possuíam algum tipo de adulteração. A corrupção ocorria há pelo menos 20 anos, ainda segundo a polícia, e as indústrias também recebiam informações sobre as fiscalizações. 

Outros quatro trabalhadores do ministério foram afastados das funções além do servidor – que havia se aposentado há menos de um mês. Todos são acusados de exigir propina entre R$ 3 mil e R$ 5 mil por mês e até o décimo terceiro salário às empresas. Cerca de cinco indústrias pagavam mensalmente um valor para que os fiscais não apurassem a adulteração do leite ou até para agilizar o processo burocrático de liberação de produtos. 

Após informações serem repassadas pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, as investigações sobre o caso iniciaram há quatro meses. O promotor Mauro Rochemback confirma que repassou as informações para a Polícia Federal após as buscas apontarem para a participação de servidores federais. 

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.