As repartições públicas municipais de Santa Cruz do Sul sofrerão alterações no atendimento à população nesta quinta-feira, 24, em razão da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar. O mesmo ocorre para os outros dias em que haverá jogos do Brasil. Seguindo a mesma linha dos serviços públicos estaduais e federais, a prefeita Helena Hermany publicou decreto alterando o expediente da administração municipal.
LEIA TAMBÉM: Estado define horário de expediente em dias de jogos do Brasil na Copa
Ele estabelece que, nos dias em que ocorrerem jogos às 16 horas – como são os casos de 24 de novembro e 2 de dezembro –, o início da jornada de trabalho se dará em horário normal, com término do expediente às 15 horas. Já no dia 28 de novembro, em que a partida da Seleção Brasileira contra a Suíça começará às 13 horas, o início da jornada de trabalho será em horário normal, sem intervalo para o almoço, e término do expediente às 12 horas.
Publicidade
No entanto, o decreto não se aplica às escolas de Educação Infantil e Fundamental, transporte escolar, atividades de saúde, Cemai, Hospitalzinho, Caps AD, Samu, Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz, Unidade de Acolhimento Infantil, UPA do Bairro Esmeralda, setor de transportes da saúde, Abrigo Municipal, Casa de Passagem da Mulher, Albergue, Conselho Tutelar, Centros de Convivência, Cozinhas Comunitárias e projetos sociais.
LEIA TAMBÉM: Órgãos federais terão expediente limitado em jogos do Brasil na Copa
A determinação também não vale para Guarda Municipal, Fiscalização de Trânsito e setores responsáveis pela varrição e limpeza dos banheiros das praças. O decreto esclarece ainda que, caso a Seleção Brasileira se classifique para as fases das oitavas, quartas e semifinais da Copa do Mundo, a administração municipal emitirá um novo decreto com os horários de funcionamento das repartições.
Publicidade
Em razão dos jogos do Brasil na Copa do Mundo, haverá alteração também nos horários das farmácias municipais. Nesta quinta e na sexta-feira, dia 2 de dezembro, a Farmácia Municipal Central atenderá das 8 às 15 horas. A Farmácia da Zona Sul, que fica no Complexo do Hospitalzinho, funcionará das 7h45 às 11h45 e das 13 às 15 horas. Em Monte Alverne, a Farmácia Miguel Weiss terá atendimento das 8 horas ao meio-dia e meio e das 13h30 às 15 horas. E no Bairro Arroio Grande, a Farmácia Três Coqueiros estará aberta das 11 às 15 horas. Já no dia 28 deste mês, todas as farmácias encerrarão o atendimento ao público ao meio-dia, inclusive a Três Coqueiros, que vai alterar seu turno de funcionamento.
LEIA TAMBÉM: Dias de jogos do Brasil na Copa serão feriados? Entenda como vai funcionar
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as agências terão horário especial de atendimento nos dias de jogos do Brasil. Os canais digitais e remotos, como internet e mobile banking, assim como as salas de autoatendimento, funcionarão normalmente nos dias de partidas da seleção, seguindo os horários estabelecidos por cada instituição, a seu critério.
Publicidade
Serão observados os seguintes horários: no jogo das 16 horas desta quinta-feira, o atendimento será das 9 às 14 horas. Na partida do dia 28, segunda-feira, às 13 horas, o atendimento será das 8h30 às 11h30. E no jogo de 2 de dezembro, uma sexta-feira, às 16 horas, o atendimento será das 9 às 14 horas.
A recomendação do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz (Sindilojas-VRP) é para funcionamento normal das lojas durante as partidas da Seleção Brasileira. Com a estreia do Brasil na Copa, às 16 horas desta quinta, empregados e empregadores do comércio precisam discutir o tema. Segundo a gestora e assessora jurídica do Sindilojas, advogada Adriane Borba Karsburg, a jornada de trabalho é normal nos dias de jogos da Seleção.
“Caso a empresa opte por liberar os empregados para assistirem aos jogos, é necessário que haja negociação, ficando claro que se a empresa liberar os empregados, as horas serão compensadas”, explica. Segundo a gestora, será preciso formalizar a liberação com posterior compensação das horas.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Copa do Mundo, Black Friday e Natal: datas deixam o comércio aquecido
Depois da estreia, o Brasil enfrentará a Suíça no dia 28, uma segunda-feira, às 13 horas, e encerrará a primeira fase contra o time de Camarões, no dia 2 de dezembro, sexta-feira, às 14 horas. Após essa fase, se o Brasil seguir na competição, novos dias e horários poderão ser impactados pelos jogos, que terminarão apenas no dia 19 de dezembro.
A advogada frisa que empregados e empregadores precisam tratar a questão de forma interna e que não há uma recomendação para o funcionamento ou não das lojas. O Sindilojas apenas orienta para a necessidade de acerto. “Precisamos deixar claro que a empresa tem autonomia para liberar ou não os empregados, apenas é necessário criar essa recomendação e explicar que os dias de jogos não são feriados, mas sim dias normais de trabalho”, ressalta Adriane.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.