O coordenador do escritório de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Santa Cruz do Sul, Marcelo Estula, apresentou em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM os dados referentes ao trabalho do órgão em 2022 no município. Segundo Estula, foram 878 reclamações cadastradas e notificações enviadas para os fornecedores. Os serviços financeiros responderam por 49% das reclamações que chegaram ao órgão. “Um tempo atrás, as maiores reclamações eram referentes a serviços, principalmente de telefonia celular, mas de um tempo pra cá os assuntos financeiros tomaram conta”, afirmou.
Os empréstimos consignados contratados indevidamente foram as maiores queixas dos consumidores locais. “Esse não é só um problema do município, é nacional. Atinge principalmente os aposentados e pelo Procon conseguimos encaminhar essas situações junto aos bancos para tentar resolver”, disse. Em alguns casos, os beneficiários não recebem nenhuma quantia no final do mês por conta dos descontos. “Essas situações nos preocupam e tentamos resolver, na medida do possível, para que as pessoas consigam regularizar seus direitos.”
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Depois de serviços financeiros, cerca de 15% das reclamações foram relativas a telecomunicações. Produtos no geral foram perto de 10% e, especificamente em produtos de telefonia e informática, em torno de 6%. Ainda conforme Estula, historicamente, o Procon de Santa Cruz tem média de 80% de resolução dos casos que chegam. “Nós trabalhamos na tentativa de chegar na melhor solução para os consumidores. Dos 20% que ficam, ou o consumidor não tinha direito naquilo que estava procurando ou o fornecedor não quis cumprir com seus deveres”, declarou.
O coordenador do Procon destacou orientações para que os consumidores não caiam em golpes, principalmente em questões tecnológicas. “Muitas vezes as pessoas chegam informando que receberam ligações de um banco, sem identificação, que pede informações como documentos e fotos. Então, pedimos para que as pessoas tenham cuidado e não encaminhem informações por telefone se não foi ela que foi atrás da instituição para contratação de algo”, aconselhou. Outra dica é ir até o banco ou ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para verificar a veracidade das ligações e mensagens.
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A pessoa também pode, junto ao INSS, estar com a contratação de consignados bloqueados ou ainda bloquear os canais de telemarketing. “O Procon do Rio Grande do Sul tem o serviço de bloqueio de marketing, em que as empresas ficam proibidas de ligar para o telefone dos consumidores para oferecer produtos e serviços. Tudo isso ajuda a afastar essas tentativas de golpe”, informou.
No ano passado, o Procon de Santa Cruz passou por melhorias e está em novo endereço, localizado na Rua Júlio de Castilhos, 733. “Estamos em um espaço mais amplo, que nos dá mais condições de prestarmos um melhor serviço para a comunidade.” Estula disse que o foco agora será no crescimento da estrutura e aperfeiçoamento dos serviços prestados pelo órgão. “Já estamos em contato com a Procuradoria-Geral do Município para verificar o que ainda falta para podermos atuar em outras áreas, como a fiscalização e processos administrativos”, confirmou.
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O horário de atendimento do Procon de Santa Cruz do Sul é das 9 horas às 16 horas para triagem de consumidores. Já para abrir reclamações, o horário é das 10 horas às 15 horas, sem fechar ao meio-dia. O telefone para contato, que também funciona por WhatsApp, é 3711-4548.
*Colaborou o jornalista Ronaldo Falkenback
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