Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Alerta

Serviços da Prefeitura sofrem alterações na reta final do ano

Foto: Bruno Pedry

Prédio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, na Praça da Bandeira, com árvores nas laterais

Quem precisar dos serviços da Prefeitura de Santa Cruz do Sul na reta final deste ano precisa ter atenção aos horários de atendimento, que serão especiais. No decreto assinado pelo prefeito Telmo Kirst, ainda para os horários de Natal, são definidos expedientes especiais tanto na segunda-feira, 30, como na véspera de Ano-Novo, 31.

Conforme o diretor de Administração e Gestão de Pessoas e Processos na Secretaria da Administração de Santa Cruz, Eduardo Wisniewski, o maior alerta é para quem quiser fazer o pagamento ou tirar dúvidas sobre o IPTU, na Secretaria da Fazenda. “Em virtude do fechamento do ano fiscal, o horário vai ser especial”, comentou, em entrevista à Rádio Gazeta.

Segundo Wisniewski, a população tem apenas até as 14 horas desta sexta-feira, 27, e das 8 às 12 horas de segunda-feira, 30, para os atendimentos. Após este horário, incluindo a terça-feira, 31, haverá apenas expediente interno, sem atendimento ao público. “Para o pagamento em si, feito fora da Prefeitura, seguem os horários de banco. Agora, para dúvidas ou segunda via, por exemplo, serão só estes horários”, destacou.

Publicidade

LEIA MAIS: Últimos dias para aproveitar os descontos no IPVA e IPTU

Outros setores
É preciso atenção ainda em relação aos demais setores da Prefeitura, já que grande parte das secretarias seguirá o horário de turno único. As escolas municipais de Ensino Fundamental (Emefs), por exemplo, seguem os calendários escolares. As escolas municipais de Educação Infantil (Emeis) terão atendimento normal na segunda-feira, 30, mas atendem apenas até meio-dia na terça-feira, 31.

Na área da saúde, a Sala de Vacinas, as quatro farmácias municipais e os postos de saúde irão funcionar somente até as 12 horas de terça. Já o Programa Portas Abertas não irá funcionar na terça e na quarta-feira. “Serviços essenciais não têm turno único, nem ponto facultativo”, disse Wisniewski.

Publicidade

Funcionarão normalmente os plantões de serviços essenciais, como Pronto-Atendimento (PA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Centro Materno Infantil (Cemai), Hospitalzinho, Caps AD, Unidade de Atendimento Infantil, UPA do Esmeralda, setor de Transportes da Secretaria Municipal de Saúde, Abrigo Municipal, Albergue, Escritório da Mulher e Conselho Tutelar, além dos setores responsáveis pela limpeza dos banheiros de praças, equipes de varrição manual diária e de limpeza de vias e logradouros públicos. A Guarda Municipal e a Defesa Civil podem ser acionadas em casos de emergência pelo número 153. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade manterá plantão no setor de hidráulica pelo telefone 153.

A sala de vacinas do Centro Materno Infantil (Cemai) e os postos de saúde atenderão até as 12 horas. Devido ao ponto facultativo no Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), não haverá atendimento no serviço de ginecologia mantido pelo Município no local na terça-feira. As atividades retornam ao normal na quinta-feira, dia 2 de janeiro.

Na terça, 31, as feiras do Arroio Grande, Senai e Oktober funcionam das 6 às 12 horas e a da Independência, das 14 às 19 horas. A Feira Orgânica Santo Inácio terá atendimento normal na terça, das 7 horas ao meio-dia e das 14 às 19 horas. Já na quarta e na quinta, não haverá feira.

Publicidade

O recolhimento de lixo convencional, realizado pela Conesul, ocorrerá normalmente tanto no dia 31 quanto no dia 1º. Porém, a empresa ressalta que, em razão da baixa demanda no feriado, os caminhões poderão passar antes do horário habitual. Já a coleta seletiva fará recolhimento somente até as 12 horas na terça e, na quarta, não funcionará.

Turno único
O turno único, que se estenderia até o dia 31 de dezembro, será prorrogado. De acordo com o diretor, o horário diferenciado será prorrogado até 31 de janeiro, tanto por questões de economia quanto de demanda, que diminui nesta época do ano. “Neste período de turno único que já se passou, a economia é notável e significativa”, concluiu Wisniewski.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura adota turno único a partir de segunda-feira

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.