Saúde e Bem-estar

Serviço de Reabilitação Física da Unisc recebe repasse de R$ 1,53 milhão

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebeu na manhã dessa quarta-feira, 27, o repasse de R$ 1,53 milhão para investimentos no Serviço de Reabilitação Física. A destinação do aporte financeiro foi realizada pelo deputado federal Dionilso Marcon (PT). A cerimônia ocorreu na Clínica de Fisioterapia, no bloco 34. 

O local atende 300 pessoas de 25 municípios da região. Conforme a professora e coordenadora da reabilitação física, Angela Cristina Ferreira da Silva, os recursos serão aplicados no próximo ano na aquisição de insumos, como ataduras. “O valor desses materiais é muito alto, e esse dinheiro vai nos dar um fôlego agora”, salientou. No ano passado, 2.228 pessoas foram atendidas. 

LEIA TAMBÉM: Professor do Curso de Fisioterapia da Unisc recebe prêmio em congresso no Canadá

Publicidade

O setor de Fisioterapia da Unisc atua com dois eixos principais: assistência à saúde de pessoas com deficiência física, mobilidade e funcionalidade reduzidas e seus respectivos familiares/cuidadores; e a formação de estudantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social e aos que demandarem necessidade ou interesse de atuarem junto a equipe constituída. Os responsáveis pelo serviço realizaram um planejamento para aplicar os recursos. “Temos um projeto para investir nos locais mais necessários”, ressaltou Angela. 

De acordo com o deputado Marcon, o valor será depositado na conta da Unisc até esta quinta-feira, 28, já que o Serviço de Reabilitação Física de Nível Intermediário da Unisc é mantido pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz (Apesc), mantenedora da instituição.

“O conhecimento deste serviço chegou até mim por meio do diretor-geral do Hospital, Vilmar Thomé, quando ele veio a Brasília. Eu achei muito interessante, pois muitas pessoas não têm dinheiro para pagar pelo serviço ou comprar uma cadeira de rodas”, disse. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Capes antecipa pagamento das bolsas de pós-graduação

Ainda na região, Marcon cumpriu agenda em Rio Pardo, onde entregou equipamentos para trabalhadores do setor de coleta de materiais recicláveis. “São recursos que fortalecem a região”, completou.

Sobre o Serviço de Reabilitação Física

O Serviço de Reabilitação Física de Nível Intermediário da Unisc consiste em uma referência do Sistema Único de Saúde (SUS) para concessão de órteses, próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPMs) da região. Abrange coordenadorias de saúde dos Vales Rio Pardo e Jacuí, que totalizam uma população de aproximadamente 550 mil pessoas.

Publicidade

O atendimento prestado no local é conveniado com o Ministério da Saúde, para o processo de reabilitação física; e com a Secretaria Estadual da Saúde (SES) para dispensação de órteses, próteses e materiais especiais, para pessoas com deficiências, mobilidade e funcionalidade reduzida. Realiza ainda serviços de triagem, atendimentos clínicos e tratamento de feridas.  

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.