O mês de fevereiro começou com novidades no Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul. Desde terça-feira, 31, a instituição conta com serviço de capelania, destinado à prestação de assistência espiritual a todos que desejarem – pacientes, familiares ou colaboradores da instituição. No Rio Grande do Sul, além do Ana Nery, a capelania hospitalar integral é mantida apenas em um hospital de Porto Alegre e outro em Passo Fundo.
O serviço será realizado pela capelã Rosângela Hessler, ministra ordenada da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), com pós-graduação em Capelania Hospitalar. Até então, ela atuava como pastora na Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Venâncio Aires.
LEIA TAMBÉM: Obra vai alterar local de atendimento no Hospital Ana Nery
Publicidade
“Uma capelania é uma ferramenta muito importante de ajuda para o cuidado integral do ser humano, de saber que, apesar da doença, quem está ali é alguém que carrega uma bagagem de vida, alguém com sentimentos e espiritualidade. E sabemos que isso é um fator muito importante no processo de cura. Não necessariamente o processo que envolve ausência da doença e cura física, pois nem sempre isso é possível, mas da presença da espiritualidade na sua vida. Sinto-me muito feliz por estar aqui e quero me dedicar com muito amor a esta causa nobre”, explica Rosângela.
Ela ressalta que o serviço não está vinculado a nenhuma religião específica. “A principal missão é compartilhar fé, esperança e afeto, priorizando a espiritualidade e não a religião. Precisamos acolher, respeitar e sempre ajudar os pacientes, familiares e também os funcionários do hospital. A instituição prioriza o cuidado físico, mas não podemos esquecer a saúde mental e espiritual, tão importante quanto”, enfatiza.
Para o diretor-executivo do Ana Nery, Gilberto Antonio Gobbi, ter a capelania é um marco muito importante. Ele avalia que a união da técnica com a manutenção da fé e da espiritualidade tem uma força determinante na atenção e cuidado pleno, sobretudo para os pacientes.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Recursos da Justiça vão ajudar a reduzir fila de espera por atendimento oncológico na região
“Enquanto gestor do Ana Nery, sinto-me feliz e agradecido por termos trazido para cá uma capelania. Somos pioneiros na região, o segundo hospital do interior do Estado a oferecer esse serviço que, no meu ponto de vista, faz falta para os hospitais. No passado era mais presente, mas foi erroneamente deixado de lado. A medicação e o cuidado físico nunca deixarão de ser importantes, mas é aquilo que o paciente tem de positivo dentro de si que faz com que aflore e auxilie na cura.”
Gobbi se diz muito satisfeito com a vinda da pastora Rosângela. “O belíssimo trabalho que ela fez em Venâncio Aires e o tanto que ela é benquista naquela cidade nos dão a certeza de que teremos algo semelhante ou maior aqui.” À frente do projeto e implantação da capelania no Ana Nery esteve o Sínodo Centro-Campanha-Sul, que abrange 27 paróquias e tem como pastor sinodal Décio Weber.
Publicidade
Na manhã dessa quarta-feira, 1º, o Sínodo esteve representado por Erni Jandrey, vice-presidente da Comunidade Evangélica Centro, e pelo pastor Vilmar Abentroth. Para Erni, a formalização da capelania é um sonho que se tornou realidade. Foi um projeto iniciado há quatro anos e construído a muitas mãos. Ele explica que o Sínodo indica o capelão ou capelã, a partir de critérios estabelecidos. E para exercer a função o escolhido precisa, além do ministério pastoral, um curso de Capelania.
LEIA TAMBÉM: Aapecan oferece cuidados durante os 365 dias do ano às pessoas com câncer
“Esta é uma nova frente de trabalho, e cada Capelania tem suas particularidades. Por ser uma parceria com a instituição de saúde, cada um constrói de acordo com sua necessidade e realidade. De fato é um trabalho nobre e, junto da pastora Rosângela, estamos vibrando com isso”, afirma Jandrey.
Publicidade
O serviço de Capelania do Hospital Ana Nery já está em funcionamento. Os pacientes, familiares ou colaboradores interessados em conversar com a capelã Rosângela podem solicitar uma visita junto às equipes de enfermagem da instituição.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.