Um músico da região lançou, recentemente, uma série de vídeos com quatro músicas autorais em versões acústicas. Dino Vera Cruz, nome artístico de Adelino Bento Machado, de 61 anos, nasceu e reside na cidade que carrega no nome. O vera-cruzense possui uma história antiga com a música, com sete discos lançados de forma independente, mas foi só nos últimos anos que passou a divulgar suas composições mais pessoais, que carregam um estilo singular, tanto no formato e na melodia quanto nas letras.
Dino conta que nunca quis ser músico, tinha a ideia de trabalhar para a comunidade e pensava em ser compositor. “A música não foi minha companheira por toda a vida, só agora, quando já estava praticamente aposentado. Eu trabalhava com as minhas músicas mais por hobby, por brincadeira. Agora que estava aposentado fui brincando mais com elas e inovando com as canções, ficou como um legado que eu ainda tinha para deixar”, relata. O violão apareceu quando ainda era adolescente, e aprendeu a tocar sozinho, mas ficou de lado ao longo dos anos enquanto ele trabalhava como pedreiro, serralheiro, funcionário da Prefeitura, na indústria fumageira e como metalúrgico.
LEIA MAIS: Serginho Moah: “Eu acredito que a arte é um presente”
Publicidade
O produtor audiovisual Alceu Silva conta que conheceu Dino quando, a convite dos também músicos Henrique Sulzbacher e Roberto Kittel Pohlmann, ele atuou em projetos na Unisc, como o Circuito de Música Dandô. “Eu conhecia ele, sabia que tocava violão, mas não conhecia esse lado artístico”, recorda. “Ele me apresentou e era um projeto com músicas diferentes, que mostravam um Dino que eu não conhecia. Músicas que tinham reflexões mais profundas, sentimentos mais intensos, e também vinham com uma roupagem musical diferente do que eu estava acostumado a ouvir.”
Alceu ficou responsável pelas fotografias do álbum Dino Vera Cruz – Entre amigos, lançado em 2019, e faz parte também da produtora Supernova Filmes, que gravou em 2020 os quatro vídeos do músico que estão sendo lançados agora com o título Dino Vera Cruz Acústico no Bar. Silva também é o diretor do documentário O canto do Bentevi – Vida e Obra de Dino Vera Cruz, produção de 15 minutos que conta a história do compositor, lançada em 2021 pelo Edital FAC Digital RS – Feevale. Com a pandemia, os projetos foram paralisados e não tiveram a divulgação planejada, mas todos desejam retomar em 2022.
Projetos que vêm por aí incluem álbum e live show
A expectativa do artista para 2022 é continuar trabalhando na música, buscar apoiadores para lançar os próximos projetos e também focar na saúde e recuperação. “Um dia tudo termina, mas acho que não está na minha hora ainda. Vou trabalhar e ocupar a cabeça”, planeja. Como ganha um salário mínimo de aposentadoria, ele não consegue investir na música, mas caso alguém tenha interesse em atuar como patrocinador, é só entrar em contato pelo telefone (51) 99372 7050.
Publicidade
As dez músicas que compõem o disco Dino Vera Cruz – Entre amigos podem ser conferidas no YouTube ou no Spotify. Estão disponíveis no YouTube também o documentário de Alceu Silva, O canto do Bentevi – Vida e Obra de Dino Vera Cruz, e os clipes produzidos pela Supernova Filmes O Amor, Velho Andeiro, Família e A Nota é 100. O próximo trabalho de Dino Vera Cruz será um álbum com músicas mais antigas, que será gravado no Estúdio Boca de Sons, em Santa Cruz do Sul, e um projeto de live show com a equipe do primeiro álbum.
LEIA MAIS: Gaúcha DJ Carola é a primeira mulher a lançar música pela gravadora de Martin Garrix
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade